CMA aprova debate sobre revitalização do Rio São Francisco — Rádio Senado

CMA aprova debate sobre revitalização do Rio São Francisco

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO COMEÇOU SEUS TRABALHOS NESTA TERÇA APROVANDO UM PEDIDO PARA DISCUTIR A REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. 

LOC: O SENADOR OTTO ALENCAR, DO PSD, FOI ELEITO PRESIDENTE DO COLEGIADO, E ATAÍDES OLIVEIRA, DO PSDB, VICE-PRESIDENTE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC:  A indicação de Otto Alencar, do PSD da Bahia, para a presidência da CMA, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, já era certa. Mas a votação da chapa incluindo como vice-presidente o senador Ataídes Oliveira, do PSDB do Tocantins, gerou uma dúvida e um pedido de adiamento pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre. 

(Jorge Viana) É o apelo que eu estou fazendo, para que a gente possa seguir todo mundo juntos, cumprindo a orientação dos líderes. Não custa nada. A eleição só do presidente e nós elegêssemos o vice, que certamente será o senador Ataídes, na próxima. 

(Repórter) O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, explicou que a nomeação da vice-presidência já estava acertada entre as lideranças. 

(Cássio Cunha Lima) Quando nós fechamos o entendimento macro das presidências das comissões, ficou acertado que nós não iríamos discutir nome a nome das vice-presidências, porque nós já tínhamos feito acordo no fundamental que eram as presidências. 

(Repórter) Coube ao PMDB acabar com as dúvidas. Romero Jucá, vice-líder do partido no Senado, confirmou o acordo, e a chapa foi então eleita por aclamação. Otto Alencar, do PSD da Bahia, assumiu a presidência e anunciou um requerimento para debater, com os governadores de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco, a revitalização do rio São Francisco. 

(Otto Alencar) Esse requerimento trata de um assunto que talvez seja a coisa que possa definir o futuro do povo nordestino que é a revitalização do Rio São Francisco. Se falar em transposição de rios, transposição de bacias sem falar em revitalização de nascentes, revitalização dos rios, a água acaba e não haverá transposição absolutamente. 

(Repórter) Otto Alencar disse que vai pedir ao presidente do Senado, Renan Calheiros, para que essa audiência se torne uma sessão temática do plenário. O presidente da comissão anunciou ainda que recebeu duas propostas de fiscalização que dizem respeito à construção de refinarias da Petrobras no Maranhão e no Ceará. As propostas serão encaminhadas para relatores e votadas nas próximas reuniões.
03/03/2015, 01h43 - ATUALIZADO EM 03/03/2015, 01h43
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00