Jucá critica ajuste fiscal e cobra ações para impulsionar a economia — Rádio Senado

Jucá critica ajuste fiscal e cobra ações para impulsionar a economia

LOC: ROMERO JUCÁ CRITICA AJUSTE FISCAL PROPOSTO PELO GOVERNO E DIZ QUE O PAÍS PRECISA DE AÇÕES QUE IMPULSIONEM A ECONOMIA, E NÃO APENAS DE CORTES NO ORÇAMENTO. 

LOC: PARA O SENADOR DO PMDB DE RORAIMA, CABE TAMBÉM AO CONGRESSO PROPOR MEDIDAS QUE AJUDEM NO CRESCIMENTO ECONÔMICO. REPÓRTER JEFFERSON DALMORO.

(Repórter) O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, usou a tribuna do Senado para dizer que a melhora da economia não pode estar baseada em ajuste fiscal. E criticou a política de ajuste apresentada pelo governo que, segundo ele, não pode ser um pilar para impulsionar a economia. Jucá reclamou que o governo não demonstra ações no sentido de animar a economia e de melhorar o ambiente interno do Brasil. 

(JUCÁ) Eu não vejo reforçado no Governo pilar mais forte que é exatamente o da animação econômica e social. Nós não podemos começar um governo só sinalizando e falando de cortes. Nós não podemos ter um ano de depressão. Nós temos que ter um ano de correção de rumos na economia, de reconhecimento dos erros, mas nós temos que ter um ano proativo. 

(Repórter) Em aparte, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, afirmou que o Brasil precisa de uma reorientação de rumos. Segundo Cristovam, os ajustes propostos não apontam para uma recuperação e uma saída da crise. Para o senador, é preciso ir além do ajuste fiscal. 

(CRISTOVAM) Ter metas claras de onde queremos chegar. O que está se trazendo aqui não diz aonde a gente quer chegar, mas apenas como tirar os pés do atoleiro. Não basta tirar os pés do atoleiro, precisa saber o caminho que nós vamos seguir e para onde nós vamos seguir. 

(Repórter) Para Romero Jucá, o governo deveria investir em educação, tecnologia e produtividade. Ele salientou que é preciso melhorar os programas de concessões de serviços e licenças ambientais para estimular grandes investimentos no país. Para o senador, se o governo não apresentar propostas, caberá ao Senado e à Câmara induzir estas discussões e propor alternativas. Romero Jucá aponta que é preciso mudar as Parcerias Público Privadas e a remuneração das concessões públicas, como energia elétrica, por exemplo. 

(JUCÁ) O Congresso precisa ser o catalisador e o indutor dessa animação econômica ajustando leis e aprovando matérias que possam fazer a diferença na construção desse país. Nós temos que lançar um vigoroso programa de concessões e pra isso nós temos que ajustar a legislação das PPPs, ajustar a legislação de remuneração das concessões. 

(Repórter) Romero Jucá disse ainda que é legítimo pedir sacrifícios à população, mas é preciso dizer as razões desses sacrifícios e quais os objetivos.
27/02/2015, 03h42 - ATUALIZADO EM 27/02/2015, 03h42
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00