Senadores cobram explicações de Cid Gomes sobre problemas no Fies — Rádio Senado

Senadores cobram explicações de Cid Gomes sobre problemas no Fies

LOC: OS SENADORES COBRAM EXPLICAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOBRE PROBLEMAS RELACIONADOS AO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL. 

LOC: A OPOSIÇÃO JÁ PEDIU INFORMAÇÕES DAS DIFICULDADES DE RENOVAÇÃO DE CONTRATOS, E OS ALIADOS LEMBRAM QUE EDUCAÇÃO É A BANDEIRA DO GOVERNO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O líder do PSDB, senador Cássio Cunha, da Paraíba, já apresentou um requerimento a ser encaminhado ao ministro da Educação, Cid Gomes, pedindo informações sobre a suspensão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil. Os universitários que dependem do Fies para pagar o curso reclamam que o programa não permite a renovação automática das matrículas nas instituições que reajustaram as mensalidades acima de 4,5%, meta de inflação. E os aprovados nos últimos vestibulares não sabem se contarão com a ajuda, já que o site do Fies estava fora do ar desde o final do ano passado. Cunha Lima quer saber quantos alunos ficaram prejudicados ou ficarão sem estudar sem o financiamento. 

(Cássio) As razões pelas quais o site foi fechado, por que não se admite novas inscrições, por que não se paga os já inscritos. O governo simplesmente desestruturou o programa e não há uma resposta que seja suficientemente clara. São milhões de vidas de brasileiros que estão à mercê da desinformação do governo. 

REPÓRTER: Ao lembrar que a bandeira do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff é a educação, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, defende que o ministro Cid Gomes participe de uma audiência pública no Senado. 

(Raupp) Acho que isso pode ser resolvido numa audiência pública com o ministro da Educação, Cid Gomes, e técnicos para esclarecer isso daí. Acho que tem que ser esclarecido. Em se tratando de educação, é uma questão muito séria. Isso com certeza vai dificultar a vida de muitas pessoas. Acho que logo logo deve ser corrigido e a vida desses jovens voltar ao normal. 

REPÓRTER: Antes mesmo de receber as cobranças dos senadores, o Ministério da Educação informou que o site do Fies volta a funcionar no dia 23 para inscrições até o dia 30 de abril. Mas os novos financiamentos dependerão do curso escolhido e da avaliação da faculdade.
13/02/2015, 00h52 - ATUALIZADO EM 13/02/2015, 00h52
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00