Dos oitos projetos na primeira pauta do ano, três tratam de educação — Rádio Senado

Dos oitos projetos na primeira pauta do ano, três tratam de educação

LOC: DOS OITO PROJETOS QUE CONSTAM DA PRIMEIRA PAUTA DO ANO NO PLENÁRIO DO SENADO, TRÊS TRATAM DE EDUCAÇÃO. 

LOC: UM DELES EXIGE O TITULO DE MESTRADO OU DOUTORADO PARA O INGRESSO NA CARREIRA DE PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. MELHORAR A EDUCAÇÃO FOI CITADA COMO A PRIORIDADE DAS PRIORIDADES NA MENSAGEM PRESIDENCIAL ENTREGUE AO CONGRESSO NA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: Um dos projetos na pauta do plenário é do senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, e estabelece a exigência de pós-graduação em nível de mestrado ou doutorado para o ingresso na carreira de magistério das universidades federais. O objetivo é garantir profissionais mais qualificados nessas instituições. Também já aguarda votação do plenário projeto da Presidência da República para ampliar a Universidade Federal do ABC, e defini-la como fundação pública. A UFABC tem campus em São Bernardo do Campo e Santo André, em São Paulo, com mais de 7 mil universitários. Se aprovado o projeto, a universidade poderá atuar em outras cidades do ABC Paulista, que não têm educação superior gratuita. Já o primeiro item da pauta que está pronta para ser votada pelos senadores no plenário trata do peso das mochilas escolares. O projeto, da Câmara dos Deputados, determina que o estudante só poderá carregar o equivalente a 15 por cento do peso corporal nas mochilas. O poder público deverá promover uma campanha educativa sobre o assunto, e exigir que as escolas ofereçam armários para os alunos. Na mensagem presidencial enviada ao Congresso a presidente Dilma destaca a educação como prioridade das prioridades. O presidente do Senado, Renan Calheiros, ressaltou que o legislativo vai trabalhar para o País garantir mais investimentos necessários ao setor: 

(RENAN) A mensagem da presidente da República marca a transição do seu primeiro para o segundo mandato. Ao mesmo tempo que mostra consciente das dificuldades que o país atravessa e atravessará neste ano demonstra que existe uma série de medidas focadas no aumento da produtividade, da eficiência, da saúde e educação. 

(REPÓRTER) O governo espera aumentar os investimentos em educação com recursos dos royalties do Petróleo e do Fundo Social do Pré-Sal.
03/02/2015, 00h22 - ATUALIZADO EM 03/02/2015, 00h22
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00