Senadores avaliam possíveis alterações no "pacote da Previdência" — Rádio Senado

Senadores avaliam possíveis alterações no "pacote da Previdência"

LOC: SENADORES AVALIAM QUE O POSSÍVEL RECUO DO GOVERNO SINALIZA RECEIO DA DERRUBADA DO PACOTE DA PREVIDÊNCIA.  

LOC: ENTRE AS MEDIDAS ESTÁ O AUMENTO DO TEMPO PARA A CONCESSÃO DO SEGURO-DESEMPREGO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Entre as propostas na pauta do Senado neste primeiro semestre estão as mudanças na concessão de benefícios previdenciários. Alegando combater fraudes, o governo aumentou de 6 para 18 meses o tempo de carteira assinada para o pagamento do seguro-desemprego. A pensão por morte não será vitalícia nem integral e só poderão solicitar o seguro defeso os pescadores que comprovarem três anos de profissão e um ano do pagamento do INSS. Diante das resistências dos sindicalistas ao pacote, o governo sinalizou que poderá fazer mudanças nas propostas. A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, avalia que esse provável recuo do governo pode ser mal interpretado. 

(A.Amélia) Há duas formas de você interpretar esse recuo do governo. Uma é quando você erra, reconhece o erro e corrige. A outra é a incompetência e a falta de habilidade para entender e o alcance ou a polêmica que medidas desta natureza provocariam. 

REP: O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, um dos primeiros a revelar a contrariedade do Congresso Nacional às novas regras, avalia que a disposição do governo de negociar pode permitir a discussão dos projetos.

(Paim) O governo reconheceu que não dá para enfiar goela abaixo propostas como essas que são um verdadeiro retrocesso. Essa demonstração do governo é positiva e é possível construirmos um entendimento amplamente negociado nas duas Casas, Câmara e Senado. 

REP: O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, reafirmou que a oposição será contrária a qualquer perda de direitos trabalhistas. 

(A.Dias) É evidente que se fosse uma proposta para organizar o seguro-desemprego, evitar desvios, nós avalizaríamos. Se for uma proposta para retirar direitos adquiridos dos trabalhadores, nosso dever é votar contra, trabalhar contra.  

REP: A presidente Dilma Rousseff se reunirá nos próximos dias com as centrais sindicais para negociar as mudanças ao pacote da Previdência.
27/01/2015, 01h11 - ATUALIZADO EM 27/01/2015, 01h11
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00