Suplentes assumem cargo de senador e destacam prioridades para 2015 — Rádio Senado

Suplentes assumem cargo de senador e destacam prioridades para 2015

LOC: SUPLENTES ASSUMEM O CARGO DE SENADOR E DESTACAM PRIORIDADES PARA 2015. 

LOC: EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA SERÃO TEMAS RECORRENTES DE DEBATE, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TÉC: Seis suplentes vão assumir o cargo de senador em 2015. As vagas são decorrentes da eleição dos titulares como Governadores e também da nova formação ministerial da presidente Dilma Rousseff. O senador Douglas Cintra, do PTB pernambucano, já havia tomado posse em julho, e voltou a ocupar o posto do ex-senador Armando Monteiro, nomeado ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio. A partir de fevereiro, quem assume a vaga da nova ministra da Agricultura, Kátia Abreu, é Donizeti Nogueira, do PT do Tocantins. Agora no comando do Ministério de Minas e Energia, quem ficou no lugar de Eduardo Braga é sua esposa, Sandra Braga, do PMDB amazonense. Ela tomou posse no dia primeiro de janeiro, junto com os senadores Hélio José, do PSD do Distrito Federal, Regina Sousa, do PT do Piauí e José Medeiros, do PPS do Mato Grosso. Regina Sousa é professora, e afirmou que o acompanhamento da execução do Plano Nacional de Educação será uma das prioridades de seu mandato. 

(Regina Souza) Eu sou marinheira de primeira viagem, eu nunca tive mandato parlamentar. Eu fui executiva de Governo, então pra mim é novo, é um desafio. E eu tenho um fetiche pela questão ambiental, não pelos grandes temas, porque eu nem sou uma estudiosa assim, mas é pelo que eu vejo no dia a dia. A situação do planeta, como é que isso se incorpora no cotidiano das pessoas, de não entupir galeria, de produzir pouco lixo. Então eu quero fomentar essa discussão também. 

(REPÓRTER) O também professor e agora senador José Medeiros, também elencou a educação como uma das prioridades de seu mandato. Ele afirmou que é preciso união entre os poderes para o real enfrentamento do problema. O senador também destacou a importância da segurança pública. 

(Medeiros) Eu venho de um estado em que falar de segurança pública para o Mato Grosso é falar de segurança pública para o Brasil. Nós temos 900km de fronteira aberta a países notadamente produtores dos mais variados ilícitos. Outro ponto é a agricultura, agricultura familiar. O meu estado, a base econômica é totalmente o setor produtivo. 

(REPÓRTER) José Medeiros será o único senador do PPS.
13/01/2015, 06h58 - ATUALIZADO EM 13/01/2015, 06h58
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00