Senadores defendem retomar debate da reforma política em nova legislatura — Rádio Senado

Senadores defendem retomar debate da reforma política em nova legislatura

LOC: SENADORES DEFENDEM A RETOMADA DA DISCUSSÃO DA REFORMA POLÍTICA JÁ NO INÍCIO DA NOVA LEGISLATURA. 

LOC: ELES AVALIAM QUE AS MUDANÇAS NOS SISTEMAS POLÍTICO, ELEITORAL E PARTIDÁRIO SÃO URGENTES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Pelo menos no discurso, a aprovação de uma Reforma Política é unânime. Mas, na prática, as mudanças nos sistemas político, eleitoral e partidário não são feitas. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, deve se reunir com as lideranças partidárias em fevereiro para retomar esse debate. Ele voltou a cobrar da Câmara dos Deputados a votação de mudanças já aprovadas, como a definição de um suplente para senador que não seja parente, o fim da reeleição com mandato de 5 anos e a alteração na data da posse do dia primeiro de janeiro para o dia 10 no caso de prefeitos e governadores e 15 para presidente da República. 

(Renan) Me referi a uma Reforma aprovada pelo Senado há 12 anos. Uma reforma completa e que lamentavelmente não andou. Acho que não andou, sobretudo, pela pulverização. Vamos ter 28 partidos com representação na Câmara dos Deputados. 

REPÓRTER: O senador José Sarney, do PMDB do Amapá, criticou o próprio Congresso Nacional por não aprovar uma reforma para mudar o sistema político considerado por ele arcaico e reprovado pela sociedade.  

(Sarney) Depois de 50 anos no Congresso, essa é uma grande frustração que tenho porque sempre batalhei pela Reforma Política. Mas nunca conseguimos avançar. Ainda temos instituições políticas que remontam ao século XIX. 

REPÓRTER: O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, considera urgente a aprovação do financiamento público de campanha. 

(H.Costa) É o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais. Isso está provado pelos custos que a campanha de 2014 teve agora. E acima de tudo, pelo fato de que todos os escândalos guardam relação com o financiamento de campanhas eleitorais. 

REPÓRTER: Além das mudanças em si no sistema político, os senadores vão decidir sobre uma proposta de fazer um referendo sobre o tema para conhecer a opinião da sociedade.
02/01/2015, 00h53 - ATUALIZADO EM 02/01/2015, 00h53
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00