Em discurso, Dilma destaca educação e combate à corrupção como prioridades — Rádio Senado

Em discurso, Dilma destaca educação e combate à corrupção como prioridades

LOC: DILMA ROUSSEFF DESTACA EDUCAÇÃO, COMBATE À CORRUPÇÃO E RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO COMO PRIORIDADES PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS. 

LOC: EM SEU PRIMEIRO DISCURSO, A PRESIDENTE TAMBÉM PEDIU O APOIO DO CONGRESSO NACIONAL PARA APROVAR PROPOSTAS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

TÉC: Durante o primeiro discurso de Dilma Rousseff como presidente empossada no Congresso Nacional, foi anunciado o novo lema do governo: Brasil, pátria educadora. A presidente Dilma declarou que a educação será “a prioridade das prioridades” em seu segundo mandato. Também foram detalhadas algumas ações que nortearão o governo nos próximos quatro anos, entre elas cinco medidas para combater a corrupção. Dilma mencionou os escândalos na Petrobrás e afirmou que é preciso apurar os fatos e punir os culpados sem diminuir a importância da estatal. 

(Dilma) Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobrás de predadores internos e de seus inimigos externos. Por isso vamos apurar com rigor tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais. Vamos principalmente criar mecanismos que evitem que fatos como estes possam voltar a ocorrer. 

(REPÓRTER) A segurança pública também foi destacada durante o discurso. A presidente disse que irá enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para tratar o tema como atividade comum a todos os entes federativos, possibilitando que a União estabeleça normas gerais válidas para todo o território nacional. Dilma Rousseff pediu apoio aos parlamentares para aprovar no Congresso propostas importantes, como a reforma política e os ajustes fiscais. 

(Dilma) Peço aos senhores e senhoras parlamentares que juntemos aos mãos em favor do Brasil. Porque a maioria das mudanças que o povo exige têm que nascer aqui na grande Casa do povo.

(REPÓRTER) A presidente afirmou que promoverá mudanças na economia buscando o menor sacrifício possível, especialmente para os mais necessitados. Ela também anunciou o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o lançamento da terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento e o segundo Programa de Investimento em Logística.
01/01/2015, 05h01 - ATUALIZADO EM 01/01/2015, 05h01
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00