24 de abril é escolhido o Dia Nacional da Libras — Rádio Senado

24 de abril é escolhido o Dia Nacional da Libras

LOC: 24 DE ABRIL É ESCOLHIDO O DIA NACIONAL DA LIBRAS, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 

LOC: O PROJETO FOI SANCIONADO NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

(Repórter) A criação do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais era uma reivindicação antiga da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. No dia 24 de abril, entidades públicas e privadas deverão promover eventos que valorizem a conquista comunicacional das pessoas surdas. A data foi escolhida por ser quando foi publicada a lei que dispõe sobre a linguagem de sinais, em 2002. De acordo com instituições dedicadas à causa das pessoas com deficiência auditiva, a lei foi um marco para a Comunidade Surda do Brasil, garantindo maior liberdade de expressão. O autor da proposta, deputado Eduardo Barbosa, do PSDB de Minas Gerais, destacou durante a sessão solene pelo dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizada no início de dezembro, outros avanços para as pessoas com deficiência alcançados pelo Congresso em 2014. 

(Eduardo Barbosa) “Em matérias legislativas, o ano de 2014 também foi importante. O Congresso Nacional conclui a votação do Plano Nacional de Educação que insere as pessoas com deficiência em todas as etapas da educação, no Planejamento para os próximos dez anos.” 

(Repórter) A Comissão de Educação do Senado aprovou, em dezembro, a obrigatoriedade do ensino de libras e braile no Ensino Básico. Na ocasião, o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, destacou a promoção da igualdade entre todos os alunos ao acessar os materiais escolares. 

( Mozarildo Cavalcanti) “Trata-se de uma proposição que nos guia para uma modalidade de educação especial que na prática não pode mais subsistir, a escolarização em classes comuns do ensino regular, mas que poderá contribuir para qualificação de um modelo de ensino em que todos cresçam juntos.” 

(Repórter) Este projeto ainda precisa ser aprovado em plenário.
26/12/2014, 06h19 - ATUALIZADO EM 26/12/2014, 06h19
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00