Comissão de Mudanças Climáticas aprova relatório de trabalho de 2014 — Rádio Senado

Comissão de Mudanças Climáticas aprova relatório de trabalho de 2014

LOC: A COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS APROVOU SEU RELATÓRIO DE TRABALHO DE 2014.  

LOC: O RELATOR, SENADOR VALDIR RAUPP DO PMDB DE RONDÔNIA, DESTACOU QUE A COMISSÃO TRABALHOU TANTO NO BRASIL COMO NO EXTERIOR PARA EXECUÇÃO DE POLÍTICAS DE REDUÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O relatório das atividades da Comissão Mista de Mudanças Climáticas destacou o combate ao desmatamento, a necessidade de busca de fontes energéticas renováveis e não poluentes, assim como a necessidade de uma política de transporte público de qualidade, sem a emissão de gases efeito estufa. O relator, senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, fez uma avaliação positiva de o Brasil ter uma matriz de geração energética com predominância de hidroelétricas: 

(Valdir Raupp) o Brasil está muito atrasado ainda nesta questão dos trens, mas a tendência daqui prá frente é ganhar ainda velocidade em algumas cidades. Nos grandes centros já está acontecendo. Mas nós temos uma matriz energética, o que nós dá uma vantagem diante das outras nações. É uma matriz energética limpa. Mais de 70% de fontes renováveis 

(Repórter) O presidente da Comissão, o deputado Alfredo Sirkis, do PSB do Rio de Janeiro, destacou a participação dos parlamentares da Comissão na reunião da COP 20, em Lima no Peru, em dezembro. Na ocasião, foi elaborado o chamado rascunho para um novo acordo de redução de Gases de Efeito Estufa que entrará em vigor em 2020. Sirkis também criticou a política de incentivo á indústria automobilística adotada pelo governo federal: 

(Alfredo Sirkis) Pra reduzir drasticamente as emissões de Gases Efeito Estufa num ponto que permita se alcançar o objetivo de não deixar que a temperatura do planeta exceda os 2 graus neste século, por que os cientistas dizem que a partir daí as consequências realmente poderão ser catastróficas. O governo fez coisas erradíssima, o subsídio à gasolina, subsidiou a indústria automobilística, o que levou a um aumento completamente fora do propósito da frota, engarrafando as cidades. 

(Repórter) O relatório ainda destacou as audiências públicas realizadas pela Comissão tento em Brasília como em diversos estados, assim como a apresentação de projetos de leis que protegem o maio ambiente e à vida dos brasileiros.
17/12/2014, 06h42 - ATUALIZADO EM 17/12/2014, 06h42
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00