Senado vai analisar proposta que trata da expansão do FIES — Rádio Senado

Senado vai analisar proposta que trata da expansão do FIES

LOC: UMA SUGESTÃO FEITA PELO PROGRAMA SENADO JOVEM VIROU PROJETO DE LEI E VAI SER ANALISADA PELO PARLAMENTO. 

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ACEITOU NESTA TERÇA-FEIRA A PROPOSTA, QUE OBRIGA AS FACULDADES PARTICULARES A OFERECEREM VAGAS EM TODOS OS CURSOS PARA ALUNOS QUE USAM O FIES. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Todos os anos, 27 estudantes de escolas públicas do ensino médio, selecionados por meio de um concurso de redação, participam de alguns dias de debates no Senado para apresentar sugestões de leis, que são encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Uma das sugestões aprovadas pelos jovens senadores em 2013 tem o objetivo de aperfeiçoar o Fies, o Financiamento do Ensino Superior. Os estudantes argumentam que muitas faculdades particulares oferecem vagas apenas nos cursos menos concorridos ou com menores mensalidades, o que exclui os alunos carentes dos cursos mais procurados e caros, como Medicina e Odontologia. Por isso propuseram que as instituições que aderirem ao Fies sejam obrigadas a destinar 20% das vagas de todos os cursos para os alunos com financiamento no programa. O senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, explicou que o relatório apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin aceita a sugestão dos jovens senadores. 

(João Capiberibe) A senadora Vanessa Grazziotin conclui com voto pela aprovação da sugestão para que passe a tramitar como proposição dessa Comissão de Direitos Humanos, portanto ela aproveita a sugestão. 

(Repórter) A senadora do PCdoB do Amazonas sugere que o Ministério da Educação defina a proporção das vagas para o Fies em função da oferta de cada curso. A proposta dos estudantes faz ainda outra mudança no financiamento, para recompensar os bons alunos. Além do critério socioeconômico, terão prioridade nas vagas os estudantes com melhor desempenho, tendo como base o histórico escolar. Vanessa Grazziotin concordou, mas apontou que o instrumento de avaliação do desempenho dos alunos deve ser o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.
16/12/2014, 03h36 - ATUALIZADO EM 16/12/2014, 03h36
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00