Renan quer votar LDO na próxima terça-feira — Rádio Senado

Renan quer votar LDO na próxima terça-feira

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL QUER VOTAR NA TERÇA-FEIRA A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DE 2015. 

LOC: MAS ELE DESCARTA UMA AUTO-CONVOCAÇÃO EM JANEIRO PARA A APROVAÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DO ANO QUE VEM. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 pela Comissão Mista de Orçamento, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, convocou para terça-feira uma sessão destinada à votação do projeto que serve de base para a elaboração do Orçamento Geral da União. Ele explicou que primeiro será apreciado um veto que tranca a pauta para então o Plenário discutir a chamada LDO. Apesar do prazo curto para a aprovação também do Orçamento, Renan Calheiros descartou a sugestão do relator da proposta, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, de o Congresso Nacional fazer uma autoconvocação em janeiro. Ele acredita em um entendimento para a votação ainda nesta semana do projeto que trata da arrecadação e dos gastos do governo no ano que vem. 

(Renan Calheiros) Não vejo necessidade de autoconvocação. Acho sim que estamos evoluindo para fazermos um acordo em torno da aprovação do Orçamento de 2015. Eu sinceramente espero que isso aconteça. 

(Repórter) O senador Flexa Ribeiro do PSDB do Pará antecipou que a oposição não vai criar obstáculos para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias ou do Orçamento de 2015. Mas reiterou que caberá aos líderes governistas garantirem o quórum de terça e quarta-feira.  

(Flexa Ribeiro) Não vamos obstruir, mas o quórum quem tem que pôr é a base do governo. Até porque a oposição não tem número suficiente para dar quórum. 

(Repórter) Caso o Orçamento de 2015 não seja aprovado em dezembro, a presidente Dilma Rousseff só poderá gastar um doze avos do Orçamento de 2014 para o pagamento de despesas obrigatórias, a exemplo de salários do funcionalismo e dos benefícios sociais.
11/12/2014, 07h06 - ATUALIZADO EM 11/12/2014, 07h06
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00