Operação Lava Jato é tema de debate no Senado — Rádio Senado

Operação Lava Jato é tema de debate no Senado

LOC: A OPERAÇÃO LAVA JATO DA POLÍCIA FEDERAL FOI TEMA DE DISCUSSÃO EM PLENÁRIO NESTA SEGUNDA-FEIRA. O SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA, DO PSDB DE SÃO PAULO, AFIRMOU QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF TEM RESPONSABILIDADE POLÍTICA EM RELAÇÃO AO ESCÂNDALO DA PETROBRAS.  

LOC: NA OPINIÃO DO SENADOR ANÍBAL DINIZ, DO PT DO ACRE, O MINISTÉRIO PÚBLICO E A POLÍCIA FEDERAL ESTÃO ATUANDO COM EFICIÊNCIA E OS CULPADOS SERÃO PUNIDOS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, disse que a presidente da República, Dilma Rousseff, recebeu alertas sobre irregularidades em contratos da Petrobrás. Entre eles, o do Tribunal de Contas da União. O TCU enviou à Comissão Mista de Orçamento recomendação para que o Congresso sustasse o pagamento de contratos superfaturados na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. O senador disse que, em 2010, já havia um rombo de seis bilhões de reais. Aloysio ressaltou que, inicialmente, a obra foi faturada em dois bilhões de reais, hoje custa mais de vinte bilhões de reais e ainda não está concluída. 

(Aloysio Nunes Ferreira) “Quem, durante esse tempo todo, comandou esse setor no governo no PT, como ministra de Minas e Energia, como chefe da Casa Civil e como presidente da República? Será que ela não sabia, não tinha condições de saber, não tinha condições de acionar os mecanismos de controle da Petrobras? Ela tinha tudo, mas não fez. Então é responsável”. 

(Repórter) O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, observou que sempre houve corrupção em governos brasileiros. Mas ressaltou que, atualmente os mecanismos de investigação estão mais eficientes. A prova disso são os escândalos que vêm à tona e as prisões de autoridades. Para ele, a lei deve ser rigorosa para punir corruptos. 

(Aníbal Diniz) “Dotar o Estado brasileiro de uma legislação eficiente para punir com exemplo a todos aqueles que praticam mal feito, que tiram proveito das situações, e esses, sim, têm que pagar com o rigor da lei. E se não tiver rigor, tem que se instituir legislação com total rigor para esse tipo de pessoas que usufruem criminosamente do erário público”. 

(Repórter) A Operação Lava Jato teve mais uma etapa no último final de semana. A Polícia Federal cumpriu 23 mandados de prisão contra diretores e funcionários de empreiteiras que tinham contratos com a Petrobrás.
17/11/2014, 08h28 - ATUALIZADO EM 17/11/2014, 08h28
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00