Senado é 100% transparente, aponta pesquisa — Rádio Senado

Senado é 100% transparente, aponta pesquisa

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, DISSE QUE O SENADO FOI A ÚNICA INSTITUIÇÃO DO PAÍS QUE RESPONDEU A TODOS OS PEDIDOS FEITOS COM BASE NA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. 

LOC: SEGUNDO UMA PESQUISA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, DIVULGADA NESTA SEMANA, O PODER LEGISLATIVO COMO UM TODO RESPONDEU A 65 POR CENTO DAS SOLICITAÇÕES. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A Lei de Acesso à Informação regulamenta o direito de qualquer cidadão aos dados de instituições públicas, tais como contratos, licitações, despesas, salários dos servidores e auditorias. A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas apontou que, no geral, o Poder Legislativo foi o menos transparente, com 65 por cento de respostas aos pedidos de informações. O Poder Executivo foi um pouco melhor, com 69 por cento. E o Judiciário respondeu a 73 por cento das demandas. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, esclareceu que a Fundação Getúlio Vargas levou em conta o Poder Legislativo como um todo. O número divulgado foi uma média entre todas as assembleias estaduais, câmaras de vereadores, Câmara dos Deputados e Senado. Renan Calheiros destacou que o Senado, individualmente, foi a única instituição que respondeu a todos os pedidos de informações, se consolidando como a mais transparente do país: 

(Renan Calheiros) O Senado Federal é a única instituição que respondeu a 100 por cento das demandas solicitadas. Este é o mais abrangente estudo feito sobre o cumprimento da Lei de Aceso à Informação, que foi uma lei que nós implantamos em 2011. A Câmara dos Deputados respondeu a 81 por cento das demandas, as Assembleias Legislativas apenas 58 por cento e as Câmaras de Vereadores responderam a 56 por cento do que foi solicitado. 

(Repórter) Além de ter atendido a todas as demandas com base na Lei de Acesso à Informação, o prazo médio para a resposta do Senado foi de apenas 15 dias, quando a lei estabelece até 30 dias. Renan citou ainda a criação, sem custos para o Senado, da Secretaria de Transparência e a instalação do Conselho de Transparência com a participação da sociedade civil.
12/11/2014, 05h38 - ATUALIZADO EM 12/11/2014, 05h38
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00