CE aprova projeto que prevê identificação e auxílio a alunos com baixo rendimento — Rádio Senado

CE aprova projeto que prevê identificação e auxílio a alunos com baixo rendimento

LOC: AS ESCOLAS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO DEVERÃO IDENTIFICAR, ATÉ O FINAL DO PRIMEIRO BIMESTRE LETIVO, OS ESTUDANTES COM BAIXO RENDIMENTO OU BAIXA FREQUÊNCIA, PARA INCLUÍ-LOS EM PLANO ESPECIAL DE RECUPERAÇÃO. 

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E QUE SEGUIU COM URGÊNCIA PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

(Repórter) O projeto foi apresentado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa a partir da sugestão da estudante Rafaela de Souza Silva, participante do Programa Jovem Senador. O texto aprovado altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para que o sistema de ensino seja encarregado de identificar os estudantes com baixo rendimento e incluí-los em um plano especial de recuperação. Para isso, os estudantes deverão ser identificados até o final do primeiro bimestre letivo. O plano de recuperação proposto prevê a ampliação do horário escolar, a visita de educadores ao ambiente familiar e, quando necessário, a assistência psicológica aos estudantes. A relatora, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, destacou que são muitas as causas do baixo rendimento escolar, e que não é possível atribuir apenas aos alunos a responsabilidade por uma eventual reprovação. 

(Lúcia Vânia) O pls propõe intervenções saneadoras, aplicadas no momento do aparecimento do problema com vistas a solucioná-los antes que se agrave...o baixo rendimento foi ao longo da história tratado como um problema individual da criança, o resultado disso foi e ainda é a exclusão dos estudantes mais vulneráveis, justamente aqueles que mais precisam de apoio para superar as dificuldades de aprendizagem. 

(Repórter) A comissão de educação também aprovou e encaminhou com urgência para o plenário projeto para assegurar expressamente que os professores em exercício ou contratados para lecionar no ensino básico comprovem qualificação profissional. O projeto nasceu de uma sugestão feita pela estudante Adriele Souza, também participante do programa Jovem Senador.
11/11/2014, 00h47 - ATUALIZADO EM 11/11/2014, 00h47
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