CAS aprova PL que obriga restaurantes a informar dados nutricionais — Rádio Senado

CAS aprova PL que obriga restaurantes a informar dados nutricionais

LOC: RESTAURANTES E LANCHONETES TERÃO QUE INFORMAR OS CLIENTES OS DADOS NUTRICIONAIS DOS PRATOS SERVIDOS NO ESTABELECIMENTO. 

LOC: É O QUE DIZ PROJETO DE LEI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Os alimentos e bebidas embalados precisam exibir, obrigatoriamente, as informações nutricionais no rótulo. O consumidor tem direito a saber quantas calorias, a quantidade de carboidratos, gorduras ou sódio presentes no produto. Mas o senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, acredita que a legislação deveria alcançar também os bares e restaurantes, e apresentou projeto de lei com esse objetivo. Ele diz que as pessoas devem ter à disposição essas informações para poder fazer escolhas saudáveis nas refeições fora de casa, como forma de evitar o sobrepeso e as doenças decorrentes, como hipertensão e diabetes. A senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, foi a relatora da iniciativa na Comissão de Assuntos Sociais. Ela concordou com a importância de dar à população uma informação adequada sobre o que é servido nas mesas de bares e restaurantes. 

(LÚCIA VÂNIA): Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, a alimentação saudável é a base para a saúde. E a principal estratégia para a promoção da alimentação saudável é torná-la viável no cotidiano das pessoas, favorecendo o consumo de alimentos de elevado valor nutritivo e resgatando hábitos e padrões alimentares mais saudáveis. 

(REPÓRTER): Caberá à Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determinar como e quais informações deverão ser prestadas pelos estabelecimentos. Se não houver recurso para a apreciação no Plenário do Senado, o projeto de lei seguirá para a votação na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS TAMBÉM APROVOU PROJETO DE LEI QUE TEM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A CONTRATAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES NAS ATIVIDADES LIGADAS AO ESPORTE, COMO PROMOÇÃO DE EVENTOS E ATÉ MANUTENÇÃO EM ESTÁDIOS.  

LOC: A CAS AINDA APROVOU A CONCESSÃO DE PENSÃO VITALÍCIA A ATLETA LAIS SOUZA, QUE FICOU TETRAPLÉGICA APÓS ACIDENTE NA NEVE, DURANTE PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS DE INVERNO DA RÚSSIA.
05/11/2014, 11h31 - ATUALIZADO EM 05/11/2014, 11h31
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00