Governo e oposição dialogam para construir calendário de votações — Rádio Senado

Governo e oposição dialogam para construir calendário de votações

LOC: SENADORES DA BASE E DA OPOSIÇÃO ESTÃO DIALOGANDO PARA CONSTRUIR UM CALENDÁRIO DE VOTAÇÕES.  

LOC: JÁ HÁ ACORDO PARA QUE A ALTERAÇÃO DO INDEXADOR DA DÍVIDA DOS ESTADOS SEJA VOTADA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Passadas as eleições, os senadores se articulam para elaborar uma agenda de votações. Para o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, é preciso ter cautela ao escolher os temas que serão discutidos. 

(Acir Gurgacz) “É um momento de muita calma porque está muito aquecido ainda a questão política. Tem que deixar passar um pouquinho o efeito da eleição pra gente ter muita consciência do que vai colocar para votar e votar.” 

(Repórter) Uma das principais reivindicações é a aprovação do projeto que altera o atual indexador das dívidas dos estados com a União, o IGP-DI, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, pelo IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A proposta, enviada pelo Poder Executivo em 2013, também reduz os juros de 6% a 9% ao ano, para 4% ao ano ou pela taxa Selic. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, afirmou que esta deve ser a prioridade do Senado. 

(Ana Amélia) “Isso foi adotado no final dos anos 90 quando os níveis de inflação e a estabilidade econômica tinham uma condição completamente diferente de hoje. Então não é justo que a União, a prima rica da Federação mantenha a juros eu diria escorchantes, até impagáveis, na relação com os entes federativos, no caso estados e municípios.” 

(Repórter) Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, este será o primeiro item da pauta desta quarta-feira. Ele também afirmou que vai se reunir no mesmo dia com os governadores do Rio Grande do Sul, Acre, Alagoas e Rio de Janeiro para discutir o assunto. Além deste projeto, já está na pauta para ser votado em caráter de urgência proposta do senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele obriga escolas, serviços da saúde e outras entidades encarregadas a dar assistência a crianças e adolescentes, a terem, em seus quadros, profissionais capacitados para reconhecer e reportar maus-tratos.
31/10/2014, 06h20 - ATUALIZADO EM 31/10/2014, 06h20
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00