CRE pedirá mais agilidade no credenciamento de embaixadores estrangeiros — Rádio Senado

CRE pedirá mais agilidade no credenciamento de embaixadores estrangeiros

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL VÃO PEDIR AO GOVERNO BRASILEIRO MAIS AGIDILIDADE NO CREDENCIAMENTO DE EMBAIXADORES ESTRANGEIROS NO BRASIL.  

LOC: ELES CRITICARAM A DEMORA DO GOVERNO EM RECEBER DIPLOMATAS DE MISSÕES ESTRANGEIRAS PARA APRESENTAÇÃO DE CREDENCIAIS. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, afirmou que pelo menos 30 embaixadores estrangeiros aguardam há meses para apresentar suas credenciais ao governo brasileiro, o que oficializa suas missões diplomáticas no Brasil. Para Ricardo Ferraço, o atraso sinaliza falta de compromisso do País com os embaixadores indicados para Brasília e gera o que classificou de “incômodo” no ambiente diplomático. Ferraço e um grupo de senadores da Comissão de Relações Exteriores vão pedir uma audiência com o ministro chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, para tratar do assunto. 

(Ricardo Ferraço) não me parece concebível que embaixadores, como o da Alemanha, e demais 29 países tenha que aguardar seis meses para apresentação de suas credenciais, considerando as nossas relações com esses países. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do sul, concordou que o tratamento dado é inadequado. 

(Ana Amélia) Nós temos que ter uma agilização nesses procedimentos, não acontece isso em relação aos países em que os nossos embaixadores são recebidos. Reforço a manifestação em relação a essa demora. 

(Repórter) O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, pediu para integrar o grupo na audiência 

(Eduardo Suplicy) Estou de pleno acordo com essa sugestão que possamos fazer esse apelo à ministra Dilma. Vossa excelência sabe que ela teve muito trabalho com o senador Aécio Neves,(risos) agora concluída a disputa e vencedora, ela terá a maior boa vontade. Mas gostaria de fazer parte da missão junto ao ministro Aloísio Mercadante. 

(Repórter) Ricardo Ferraço informou que pedirá ao ministro chefe da Casa Civil que coloque o credenciamento dos embaixadores entre as prioridades da agenda do Planalto.
30/10/2014, 01h31 - ATUALIZADO EM 30/10/2014, 01h31
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00