Produção industrial cresceu 0,7% em agosto, aponta IBGE — Rádio Senado

Produção industrial cresceu 0,7% em agosto, aponta IBGE

LOC: EM AGOSTO, O PAÍS REGISTROU UM AUMENTO DE 0,7% NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL. O ÍNDICE SE REPETE PELO SEGUNDO MÊS SEGUIDO. 

LOC: É O QUE APONTA UMA PESQUISA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, COMO INFORMA A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: Agosto foi o segundo mês consecutivo de aumento da produção industrial brasileira. A taxa cresceu 0,7 por cento, assim como no mês anterior, quando interrompeu quatro meses seguidos de queda. Mas no acumulado do ano de 2014, a taxa ainda é negativa, com recuo de 3,1 por cento. Do mesmo modo, o comparativo entre agosto de 2013 e agosto de 2014 indicou uma retração de 1,8 por cento. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Para o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, o crescimento foi positivo para a indústria, mas ainda é preciso cuidado para que a taxa não caia novamente. 

(Suplicy) Dois meses consecutivos de aumento significa que nós estamos caminhando numa direção positiva de recuperação do ritmo de crescimento da indústria e da economia brasileira. É claro que será importante que essa tendência perdure e de forma ainda mais dinâmica. 

(REPÓRTER) Já o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, afirmou que o crescimento registrado nos meses de julho e agosto ainda é pequeno em comparação com as taxas negativas. Mas, segundo ele, já é uma resposta otimista para o setor. 

(Davim) Se continuar dessa forma, é sinal de recuperação. De qualquer forma, ainda é uma recuperação muito tímida. É motivo de otimismo? Claro. Mas não um otimismo exagerado. Até porque dois meses só é uma amostragem muito pequena pra se garantir que há uma tendência de recuperação da produção do setor industrial. 

(REPÓRTER) No mês de agosto, houve ainda uma estabilidade na área de bens de capital. Enquanto a produção de bens intermediários aumentou pouco mais de um por cento, a de bens de consumo duráveis recuou três por cento. Já a produção de bens de consumo semi e não duráveis teve uma queda de 0,8%.
02/10/2014, 04h20 - ATUALIZADO EM 02/10/2014, 04h20
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00