Senado começa a montar lista das propostas que serão votadas após eleições — Rádio Senado

Senado começa a montar lista das propostas que serão votadas após eleições

LOC: APÓS DIA DE ESFORÇO CONCENTRADO, SENADORES COMEÇAM A MONTAR A LISTA DE PROPOSIÇÕES QUE VÃO SER VOTADAS APÓS AS ELEIÇÕES. 

LOC: GUARDA COMPARTILHADA, APOSENTADORIA ESPECIAL PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ENERGIA SOLAR JÁ ESTÃO PRONTOS PARA SEREM ANALISADOS PELO PLENÁRIO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Apesar de 24 proposições terem sido aprovadas durante o esforço concentrado de setembro, os senadores destacaram projetos que estão prontos para serem votados, mas, por falta de acordo, ficaram fora da pauta. Para Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, além da aprovação de propostas importantes, como a Medida Provisória que aumentou o percentual de adição de biodiesel e etanol aos combustíveis, o encontro também possibilitou o estabelecimento de diálogo sobre os temas da próxima votação. 

(Paulo Paim) “Eu acho que o esforço concentrado rendeu. Tanto para ajustar projetos que já estavam (sic) pronto pra ser votado (sic), como também aqueles que serão votados após 5 de outubro. Inclusive um de minha autoria que era garantir a aposentadoria especial da pessoa com deficiência, também ficou acertado que será votado logo no retorno, que ontem ajustamos todos os encaminhamentos.” 

(Repórter) No mesmo sentido, o senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, acrescentou que foram adiantadas as negociações para projetos que entrarão na pauta logo após o primeiro turno das eleições. 

(Casildo Maldaner) “Também matérias de preparação. Como por exemplo, nós estivemos relatando uma proposta de aproveitarmos mais a energia solar. Não só no aquecimento para as residências, mas também no fornecimento de energia elétrica. E outras propostas que ficam praticamente já na marca do pênalti, para logo mais, após as eleições, a Casa desenvolver.” 

(Repórter) Na opinião do senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, não há risco de que projetos importantes fiquem fora da pauta. 

(Valdir Raupp) “Uma matéria que poderia ser votada, mas não houve acordo de liderança, foi a da guarda compartilhada. E espero que assim que passe esse período de eleições a gente possa votar. Então tudo que não foi possível votar nesse esforço agora de setembro a gente vota assim que passar as eleições. Acho que não há nenhum prejuízo para a população.” 

(Repórter) A expectativa é de que um novo esforço concentrado seja marcado para os dias 7 e 8 de outubro.
03/09/2014, 07h12 - ATUALIZADO EM 03/09/2014, 07h12
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00