CDH debate impacto do uso de produtos transgênicos — Rádio Senado

CDH debate impacto do uso de produtos transgênicos

LOC: O IMPACTO DO USO DE TRANSGÊNICOS NA NATUREZA E NA SAÚDE HUMANA FOI TEMA DE DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS 

LOC: O BRASIL É O SEGUNDO MAIOR CONSUMIDOR DE PRODUTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS NO MUNDO, COM MAIS DE 40 BILHÕES DE HECTARES CULTIVADOS EM 2013. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) O impacto dos transgênicos na natureza e nos alimentos ainda é discutido pela comunidade científica. Mas, apesar da incerteza quanto aos riscos para a saúde humana e o meio ambiente, o uso dos transgênicos tem avançado em vários países. O assunto foi tema de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. O Brasil é o segundo país que mais cultiva os produtos geneticamente modificados no mundo, com mais de 40 bilhões de hectares com soja, milho e algodão transgênicos em 2013. Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre 2000 e 2010, o uso de agrotóxicos no Brasil cresceu 190 por cento. O representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, João Pedro Stédile, afirmou as sementes transgênicas levaram ao aumento do uso de agrotóxicos. 

(João Stédile) A ampliação do uso de sementes transgênicas traz como consequência imediata à ampliação do uso de venenos. E esses venenos matam. Matam a biodiversidade, matam a natureza, contaminam as águas e trazem graves conseqüências para a saúde humana. 

(Repórter) Para a presidente da CDH, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, a legislação brasileira precisa ser mais firme para que o cultivo com esses produtos não avance no país. Segundo ela, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, responsável por aprovar pedidos de pesquisa, comercialização e produção de transgênicos no Brasil, deve pensar na saúde humana e no meio ambiente, e não nos lucros das grandes empresas. 

(Ana Rita) É preciso que as pesquisas sejam levadas com muita seriedade. E que elas sejam isentas de interesses econômicos e financeiros. Para que tenhamos um meio ambiente saudável, um meio ambiente que possibilite termos uma vida sem problemas de saúde, sem problemas de alimentação, que tenhamos um ambiente que nos dê condições de viver com dignidade. 

(Repórter) Movimentos sociais e um grupo de oito cientistas de várias partes do mundo enviaram em abril deste ano uma carta ao Papa Francisco pedindo apoio na luta para que o governo brasileiro suspenda o uso e o cultivo de alimentos transgênicos no Brasil. 
07/08/2014, 07h19 - ATUALIZADO EM 07/08/2014, 07h19
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00