Plenário aprova desconto no comércio para pagamento à vista — Rádio Senado

Plenário aprova desconto no comércio para pagamento à vista

LOC: OS COMERCIANTES PODERÃO PASSAR A VENDER COM PREÇOS DIFERENCIADOS EM COMPRAS COM CARTÃO DE CRÉDITO E EM DINHEIRO. 

LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, DO PMDB DO PARANÁ, APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O projeto do senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, suspende uma resolução do extinto Conselho Nacional de Defesa do Consumidor que proíbe a cobrança de valores diferentes para o pagamento de compras à vista ou no cartão de crédito. Assim, o cliente poderá receber descontos maiores em compras feitas em dinheiro, cheque ou por cartão de débito. Já os produtos pagos com cartão de crédito, poderão ter preços mais altos. Para Requião, a regra atual prejudica os consumidores e os comerciantes, que pagam taxas excessivas às administradoras de cartão de crédito, além de contribuir para a inflação 

(Requião) O cartão de crédito é inflacionário, cria uma moeda que não é emitida pelo Banco Central e só privilegia a Mastercard e a Visa têm o monopólio absoluto. Nos estabelecimentos menores a cobrança da comissão do cartão é ainda mais alta e sendo mais alta, "incidindo" sobre ela PIS, PASEP,ICMS e Imposto de Renda, nós estamos inflacionando o preço das mercadorias. 

(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada agora pela Câmara dos Deputados.
06/08/2014, 01h26 - ATUALIZADO EM 06/08/2014, 01h26
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00