Já está em vigor a lei que cria a Política Nacional de Cultura Viva — Rádio Senado

Já está em vigor a lei que cria a Política Nacional de Cultura Viva

LOC: JÁ ESTÁ EM VIGOR A LEI QUE CRIA A POLÍTICA NACIONAL DE CULTURA VIVA E APOIA OS CHAMADOS PONTOS DE CULTURA.  

LOC: A PROPOSTA APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL E SANCIONADA PELO GOVERNO TRANSFORMA EM POLÍTICA PERMANENTE O PROGRAMA DESENVOLVIDO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA DESDE 2005. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC.: A nova lei aprovada pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados transforma em política de Estado o Programa Cultura Viva, desenvolvido pelo Ministério da Cultura desde 2005. Pelo programa, o Governo Federal pode financiar por um prazo de até três anos os projetos aprovados dos chamados pontos e pontões de cultura. As ações e oficinas culturais voltadas para a comunidade são desenvolvidas por entidades não governamentais sem fins lucrativos que atuam em diversas áreas, como a literatura, a dança, a música, as produções audiovisuais e de jogos eletrônicos e o acervo de museus e bibliotecas. Em todo o país existem cerca de três mil e quinhentos pontos de cultura. O senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, explicou que os pontos de cultura permitem o acesso da população à produção artística e abrigam uma diversidade de artistas populares. 

(ARRUDA) Da teia, um movimento extraordinário, de milhares de pontos de cultura, é uma coisa pujante. 

(Rep): Para o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, a iniciativa é fundamental para que o Estado apóie a diversidade cultural brasileira. 

(Rollemberg) Um programa que se mostrou extremamente bem sucedido. E que, ao se tornar, política pública, facilita a relação do estado com essa enorme diversidade, belíssima diversidade cultural, que temos em nosso país, que, sem dúvida, é uma das maiores riquezas deste país. 

(Cardim) A nova lei incentiva a parceria entre os pontos de cultura e as escolas de ensino fundamental, médio e superior de todo o país, para a divulgação de suas ações e bens culturais.
24/07/2014, 12h59 - ATUALIZADO EM 24/07/2014, 12h59
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00