CAE debateu controle da inflação e investimentos do BNDES e Petrobras — Rádio Senado

CAE debateu controle da inflação e investimentos do BNDES e Petrobras

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PROMOVEU NESTE PRIMEIRO SEMESTRE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR O CONTROLE DA INFLAÇÃO E INVESTIMENTOS DO BNDES E PETROBRÁS.  

LOC: A COMISSÃO TAMBÉM SABATINOU TRÊS INDICADOS PARA O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participou de audiência pública em março para falar do controle da inflação e sobre denúncia de que a Caixa Econômica Federal teria confiscado setecentos milhões de reais de poupadores para inflar o lucro o banco. Segundo Tombini, a inflação estava sob controle, dentro das metas, e o momento era de pleno emprego e de economia forte. Em relação à matéria da revista Isto É de que a Caixa teria utilizado o dinheiro de contas sem movimentação para engordar seu balanço, disse que não poderia divulgar informações específicas sobre o caso, mas que todas as normas legais estavam sendo obedecidas. 

(0318D01TOMBINI 2): o Banco Central não divulga seus procedimentos internos em relação a casos específicos. Naturalmente temos nossos procedimentos que são utilizados para assegurarmos que as resoluções do Banco Central ou do Conselho Monetário Nacional sejam observadas com rigor. 

(REP): Outra autoridade do governo que compareceu à CAE foi o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele falou sobre investimentos no Brasil e também no exterior. Coutinho disse que a instituição se guia pelos marcos legais brasileiros e internacionais ao analisar financiamentos em outros países, e que esses foram responsáveis por apenas 5% dos investimentos do banco. Mas o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, reclamou que o BNDES deveria melhorar a infraestrutura brasileira. 

(0324A02ALVARO): Nós estamos exportando serviços que não temos aqui pelo menos em grau de qualidade que se exige. Estamos financiando portos em Cuba e os nossos portos se encontram sucateados. 

(REP): Já a presidente da Petrobras, Graça Foster, admitiu em debate com os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos que a compra da refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos, não foi um bom negócio. 

(0415D01GRAÇA 1): Não há como reconhecer na presente data que você tenha feito um bom negócio. então não foi um bom negócio. Esse é um ponto. Isso é inquestionável do ponto de vista contábil. Quando você dá baixa no resultado é que neste momento o projeto se transformou em um projeto de baixa probabilidade de recuperação do resultado. 

(REP): A CAE também sabatinou três candidatos a uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União: o consultor legislativo Bruno Dantas, o auditor do TCU, Sérgio Mendes, e o consultor de Orçamento do Senado, Fernando Moutinho. Os 3 foram aprovados na comissão e a disputa por uma vaga ficou para o Plenário, onde Bruno Dantas saiu vencedor.
21/07/2014, 12h05 - ATUALIZADO EM 21/07/2014, 12h05
Duração de áudio: 02:45
Ao vivo
00:0000:00