Sete cidadãos vão receber a comenda Abdias Nascimento — Rádio Senado

Sete cidadãos vão receber a comenda Abdias Nascimento

LOC: SETE CIDADÃOS BRASILEIROS VÃO RECEBER A COMENDA ABDIAS NASCIMENTO. 

LOC:. O PRÊMIO É UMA HOMENAGEM DO SENADO AOS HOMENS E MULHERES QUE LUTAM PARA PRESERVAR A CLTURA AFRO-BRASILEIRA. REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Sete personalidades vão receber a Comenda Abdias Nascimento. A homenagem é resultado de um projeto de resolução apresentado em 2013 pelos senadores Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, e Lídice da Mata, do PSB da Bahia. A premiação foi instituída para valorizar as pessoas que trabalham para proteger e valorizar a cultura afro-brasileira. A entrega deve acontecer em novembro, mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, como explicou o senador Paulo Paim. 

(Paulo Paim) “Foram seis nomes escolhidos e mais um in memorian, porque nós queremos homenagear nesse dia os homens e mulheres que deram sua vida na luta pelos direitos humanos e principalmente na luta contra qualquer tipo de preconceito”. 

(Repórter) Para a primeira edição do prêmio foram indicados os nomes de Gilberto Gil, Martinho da Vila, Milton Gonçalves, Benedito Gonçalves, Edna Almeida Lourenço, conhecida como Ekdie Edna de Oiyá e Silvio Humberto dos Passos Cunha. Uma homenagem in memorian será concedida a Francisco José do Nascimento, o “Dragão do Mar”. Nascido em Aracati em 1839 e falecida em Fortaleza em 1914, o Dragão do Mar é símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão e considerado um expoente na luta abolicionista. Abdias Nascimento foi jornalista, senador e é considerado uma referência na luta pela igualdade racial.
18/07/2014, 01h18 - ATUALIZADO EM 18/07/2014, 01h18
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00