Conselho de Comunicação debate o programa A Voz do Brasil — Rádio Senado

Conselho de Comunicação debate o programa A Voz do Brasil

LOC: O PROGRAMA A VOZ DO BRASIL FOI TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: REPRESENTANTES DO SETOR DIVERGEM SOBRE A TRANSMISSÃO OBRIGATÓRIA DO PROGRAMA ÀS SETE DA NOITE EM TODAS AS RÁDIOS DO PAÍS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A alteração nos horários de transmissão do programa informativo de rádio A Voz do Brasil foi tema de uma audiência pública no conselho de comunicação social do Congresso Nacional. Os conselheiros ouviram a sociedade para elaborar um parecer a pedido da Comissão de Educação do Senado, que analisa um projeto de autoria da ex-senadora Marinor Brito que transforma o programa A Voz do Brasil em patrimônio cultural imaterial. Um dos objetivos da proposta, como destacou o representante do movimento “Em Brasília: 19 horas”, o jornalista Chico Sant’Anna, é manter a transmissão do programa no mesmo horário no qual é transmitido desde que foi criado, em 1935, às sete da noite: 

(Chico Santana) “A mudança de horário significa principalmente pro trabalhador, seja do campo ou trabalhador da grande cidade, deixar de ter direito de ouvir isso. porque se formos transmitir nove ou dez da noite. Nós sabemos que o trabalhador, ele dorme cedo e acorda cedo”. 

(Repórter) Já o representante da Abert, associação que reúne as empresas comerciais de rádio e televisão, Luiz Roberto Antonik, lembrou que as emissoras comerciais não têm a intenção de tirar o programa da sua grade de transmissão. Para Antonik, a escolha para o início da transmissão entre sete e dez da noite vai aumentar a audiência do programa. 

(Luiz Roberto Antonik) “O radiodifusor quer que A Voz do Brasil seja flexibilizada em apenas 3 horas. Ou seja entre as dezenove e vinte duas horas. Muitos dos parlamentares forçam que o radiodifusor quer acabar com A Voz do Brasil. Não existe isso”. 

(Repórter) Para o representante da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Roberto Messias, o governo federal, que é responsável por produzir 30 minutos do programa por meio da Empresa Brasileira de Comunicação, a EBC, defende a continuidade do programa, mas acredita que a discussão sobre o melhor horário de transmissão deve ser ampliada.

(Roberto Messias) “Nós somos muito favoráveis a preservação dessa ferramenta, como direito da população a ter direito a informação e somos favoráveis ao debate. Em função do aumento de audiência, de qualificação pra que essa audiência possa ter independentemente de onde ela esteja localizada no Brasil” 

(Repórter) O programa radiofônico a voz do Brasil é levado ao ar de segunda a sexta feira, às sete da noite por todas as emissoras de rádio brasileira. O informativo leva ao ouvinte notícias sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
07/07/2014, 02h17 - ATUALIZADO EM 07/07/2014, 02h17
Duração de áudio: 02:43
Ao vivo
00:0000:00