Comissão aprova proposta de combate à violência escolar — Rádio Senado

Comissão aprova proposta de combate à violência escolar

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA APROVOU NO DIA 4 DE JUNHO UMA PROPOSTA DE COMBATE À VIOLÊNCIA ESCOLAR.

LOC:A SUGESTÃO VEIO DO PROGRAMA JOVEM SENADOR E AGORA VAI SER ANALISADA PELAS COMISSÕES DO SENADO. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.

(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa aceitou uma proposta que prevê a criação de um programa de prevenção da violência escolar. A matéria foi encaminhada como sugestão do Programa Jovem Senador de 2013. Pela iniciativa, as escolas devem criar núcleos multidisciplinares de prevenção compostos por psicólogo, assistente social, psicopedagogo e representantes do conselho tutelar e da área de segurança publica. O relator da medida na comissão, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou a iniciativa dos estudantes que participaram do programa.

(Cristovam Buarque) Louvamos a iniciativa dos jovens senadores em trazer a esta Casa tema tão importante quanto a prevenção da violência pela ação multidisciplinar na escola. Estamos certos de que o debate da matéria pelos senadores fará eco as preocupações esposadas pelos jovens estudantes que participaram desse notável exercício de cidadania e aprendizado da democracia na Casa da Federação.
 
(Repórter) De acordo com o Regimento Interno do Senado Federal, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa é responsável por analisar todas as sugestões da população que podem virar novas leis ou alterar as leis que já estão em vigor. O programa Jovem Senador é promovido anualmente pelo Senado Federal. Todos os anos, vinte e sete jovens do Ensino Médio são escolhidos por meio de um concurso de redação para representar a sua unidade da federação no programa. Durante três dias os jovens representantes, têm a chance de conhecer o trabalho desenvolvido pelos senadores e eles mesmos desenvolver, analisar e votar propostas legislativas de interesse da sociedade por meio de uma simulação dos trabalhos dos senadores. As inscrições para a edição 2014 devem ser feitas nas escolas e estão abertas até o dia 22 de agosto.
13/06/2014, 05h24 - ATUALIZADO EM 13/06/2014, 05h24
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00