Comissões vão debater problema de abastecimento de água em São Paulo — Rádio Senado

Comissões vão debater problema de abastecimento de água em São Paulo

LOC: AS COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E DE INFRAESTRUTURA DO SENADO VÃO PROMOVER UMA AUDIÊNCIA CONJUNTA SOBRE OS PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO PAÍS, COM ÊNFASE NA ESCASSEZ EM SÃO PAULO.  

LOC: A IDÉIA É CONVIDAR O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS, ALÉM DE REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DAS CIDADES E AUTORIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Em reunião na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, classificou de grave o problema de abastecimento de água em regiões do Brasil, especialmente em São Paulo. Mas destacou que não se trata de um problema exclusivo da maior cidade do País, pois se repete em outras regiões, como no Nordeste, e na Amazônia, onde há abundancia de água na cheia, mas escassez no período da estiagem. Para o senador, a situação mostra que é preciso garantir mais investimentos em saneamento básico, tanto na área de esgotamento sanitário, como no fornecimento de água potável. Jorge Viana destacou que o governo federal tem mantido um diálogo permanente com as autoridades em São Paulo e trabalha em um plano para evitar o racionamento de água. Oito milhões de pessoas dependem do fornecimento garantido pelo sistema Cantareira, cujo nível caiu a 10 por cento. 

(JORGE VIANA) Trazermos aqui para o Senado o debate, mais especialmente os encaminhamentos que estão sendo dados. Há uma ação acordada entre o governo federal e o de São Paulo na busca de uma solução por conta de se ter que fazer uso de outras represas e também de um rio que passa por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Então o Brasil vai ter que compartilhar um pouco os problemas e as soluções dos problemas. Esse é um grande debate a ser feito aqui, especialmente no Senado, a casa da Federação. 

(REPÓRTER) Serão convidados para a audiência conjunta, com data a ser marcada, o diretor presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo; o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Carlos Antonio Vieira, e a Diretora-Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Dilma Pena.
06/05/2014, 12h54 - ATUALIZADO EM 06/05/2014, 12h54
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00