Comissão debate emissão de gases do efeito estufa no Brasil — Rádio Senado

Comissão debate emissão de gases do efeito estufa no Brasil

LOC: A COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DEBATEU A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA NO BRASIL.
 
LOC: A PRODUÇÃO DE LIXO URBANO É APONTADA COMO UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS PARA ESSE PROBLEMA. OS DETALHES COM O REPÓRTER FRANCISCO COELHO.
 
(Repórter) A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas reuniu autoridades, parlamentares e especialistas para debater as estimativas de emissão de gases do efeito estufa no Brasil. Via skype, o secretário executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, destacou a necessidade de melhorar o armazenamento e o aproveitamento do lixo urbano para reduzir a emissão de gases e transformá-los em energia.

(Carlos Rittl) O lixo melhor depositado associado a políticas, lógico, de reciclagem, de redução de desperdícios, de redução da geração de lixo permite um aproveitamento de gases do efeito estufa, entre eles o metano, para a geração de energia.
 
(Repórter) De acordo com dados do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, de 2005 a 2011 houve redução na emissão dos gases. Em 2005, 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono foram despejadas no ar, e, em 2011, esse número caiu para 1,3 bilhão de tonelada. A representante do ministério, Danielly Santana, supervisora do Inventário Nacional de Emissões de Gases do Efeito Estufa, disse que a redução foi maior no setor de mudanças de uso do solo e floresta.

(Danielly Santana) Essa redução das emissões, na comparação dos anos de 2011 e 2005 é determinada principalmente pela redução das emissões oriundos do desmatamento, em especial dos biomas Amazônia e Cerrado.

(Repórter) O vice-presidente do colegiado, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, ressaltou a necessidade de incentivar a produção de energia de fontes renováveis.

(Inácio Arruda) Uma responsabilidade, digamos assim, prioritária da nossa Comissão Mista é forçar a barra para que as energias, consideradas por nós as mais limpas possam ser aquelas que mais recebam incentivos.
 
(Repórter) A audiência faz parte do plano de trabalho aprovado pela comissão, que inclui ainda eventos e audiências regionais.
06/05/2014, 07h20 - ATUALIZADO EM 06/05/2014, 07h20
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00