Congresso recebe MP que corrige tabela do IR em 4.5% — Rádio Senado

Congresso recebe MP que corrige tabela do IR em 4.5%

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE CORRIGE A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA EM QUATRO E MEIO POR CENTO JÁ ESTÁ NO CONGRESSO NACIONAL PARA SER ANALISADA. 

LOC: O NOVO CÁLCULO ISENTA DO IMPOSTO OS CONTRIBUINTES COM RENDA MENSAL DE ATÉ MIL, OITOCENTOS E SESSENTA E OITO REAIS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A Medida Provisória número seiscentos e quarenta e quatro, de dois mil e quatorze, altera os valores da tabela do Imposto de Renda para pessoas físicas. A correção é de quatro e meio por cento. Os novos valores serão válidos a partir de janeiro de dois mil e quinze para a declaração de ajuste anual que deverá ser feita em dois mil e dezesseis. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, acredita que o reajuste de quatro e meio por cento não é suficiente. Para ela, o cálculo deveria ser feito de acordo com a inflação do período. 

(Ana Amélia) Eu já tinha feito uma proposta, uma sugestão de mudar a correção, mas não nesse nível. Esse nível não cobre sequer a inflação do período, que está em seis por cento. Não é que eu não concorde, eu acho que chega tarde. Só que o reajuste da tabela é bem menor do que a necessidade da classe média, que está pagando uma conta cada vez maior. 

(Repórter) A nova tabela determina ainda a isenção do Imposto de Renda para contribuintes que recebem até mil, oitocentos e sessenta e oito reais mensais. Para os que têm um rendimento maior, as alíquotas podem variar entre sete e meio, e vinte e sete e meio por cento. A MP foi publicada no Diário Oficial da União e já entrou em vigor. Mas, ela ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para virar lei.
05/05/2014, 05h42 - ATUALIZADO EM 05/05/2014, 05h42
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00