Renan determina instalação imediata da comissão — Rádio Senado

Renan determina instalação imediata da comissão

LOC: APESAR DE RECORRER AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, O PRESIDENTE DO SENADO DETERMINA A INSTALAÇÃO IMEDIATA DA CPI DA PETROBRAS.

LOC: MAS A OPOSIÇÃO DEFENDE A CPI MISTA COM A PARTICIPAÇÃO DOS DEPUTADOS, O QUE ENFRENTA RESISTÊNCIAS POR PARTE DOS GOVERNISTAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(Repórter) Mesmo não tendo sido notificado ainda pelo Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, pediu aos líderes partidários que indiquem os integrantes da CPI exclusiva da Petrobras. No dia 23, a ministra Rosa Weber acatou o pedido da oposição para restringir as investigações a supostas irregularidades na estatal. Ao confirmar o recurso ao Plenário do Supremo contra a decisão da ministra, o presidente do Senado esclareceu que não se trata de uma posição política.
 
(Renan Calheiros) Recorro porque é imperioso pacificar o entendimento do pleno do STF em torno dessa matéria para que a jurisprudência se sustente em uma decisão coletiva.

(Repórter) O presidente do Senado convocou uma reunião para terça-feira com os líderes partidários para definir se a CPI da Petrobras será exclusiva do Senado ou Mista. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, é contrário à comissão com a participação de deputados e senadores.
 
(Humberto Costa) Essa discussão se iniciou aqui. Teremos condições de fazer esse debate de maneira muito mais serena. Se queremos rapidez nos esclarecimentos, é melhor que comece aqui. 

(Repórter) O vice-líder do PSDB, senador Alvaro Dias, do Paraná, antecipou que a oposição vai insistir numa CPI Mista.
 
(Alavaro Dias) Apenas teremos a colaboração de mais parlamentares, que contribuirão sim para a investigação. Há um desejo legítimo da Câmara. Há uma decisão legítima da Câmara. E o Senado ou o presidente do Congresso não pode passar sobre essa decisão legítima da Câmara. 

(Repórter) No caso da CPI da Petrobras exclusiva do Senado, os trabalhos deverão começar na terça-feira. Os partidos vão indicar 13 senadores, 10 da base aliada e 3 da oposição.
29/04/2014, 07h03 - ATUALIZADO EM 29/04/2014, 07h03
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00