Comissão debate soluções para a educação no país — Rádio Senado

Comissão debate soluções para a educação no país

LOC: MUDANÇAS NA CARREIRA DOS PROFESSORES, NA QUALIDADE DAS INSTALAÇÕES ESCOLARES E ADOÇÃO DO ENSINO INTEGRAL EM TODO O PAÍS. 

LOC: ESTAS FORAM ALGUMAS DAS CONCLUSÕES DOS PARTICIPANTES DA TERCEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO QUE ESTUDA NOVAS FORMAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: 

(Repórter) O nível de investimento do Brasil em educação é baixo perto de países com melhores resultados em exames internacionais que medem a qualidade de ensino. O alerta é de Nélson Cardoso, integrante da Associação Nacional de pesquisa e financiamento da educação: 

(Nélson Cardoso) Uma indelicadeza querer comparar o Brasil com Finlândia, com a Coréia, com o Canadá, com a Austrália, com esse nível de financiamento. É impossível fazer essas comparações. É realmente necessário que seja dado esse salto financeiro para que a gente possa exigir da educação brasileira uma competitividade, um certo grau de competitividade na tabela quando ela for explicitada no futuro. 

(Repórter) O vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antônio Jacinto Matias, lembra que os resultados de exames internacionais é algo que deve ser considerado como parâmetro de qualidade: 

(Antônio Jacinto Matias) Gosto por exemplo muito da idéia de se começar a entender a questão da produtividade VS educação. Acho que esse país precisa entender que sem educação não há produtividade. A educação não é só para a produtividade, mas ela é importante. 

(Repórter) O relator da Comissão, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, apresentou dados de seu pré-relatório. Um dos assuntos tratados por Cristovam é o desafio da atração de jovens para a carreira de magistério: 

(Cristovam Buarque) Temos a atual situação em que os melhores jovens da sociedade vão ser advogados, engenheiros, isso, isso e isso e no fim professor. Como é que daria para atrair? E nós chegamos que para atrair custaria 9.500 reais por mês, é uma coincidência muito lógica: o salário mensal do professor coincide com o custo anual do aluno se forem turmas de 30 alunos. 

(Repórter) Também participaram da audiência o economista Raul Velloso e a professora da Universidade de São Paulo, Maria Teresa da Silva Arretche. A comissão, que iniciou os seus trabalhos em outubro de 2013, deve ter o seu relatório final apresentado até o dia 28 de abril.
23/04/2014, 07h03 - ATUALIZADO EM 23/04/2014, 07h03
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