Senado entrega prêmio Bertha Lutz nesta terça-feira — Rádio Senado

Senado entrega prêmio Bertha Lutz nesta terça-feira

LOC:. AS CINCO AGRACIADAS COM O DIPLOMA MULHER-CIDADÃ BERTHA LUTZ DE 2014 VÃO RECEBER O PRÊMIO EM SESSÃO SOLENE NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 25. 

LOC: O CONGRESSO NACIONAL FAZ UMA SESSÃO EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, COMEMORADO EM 8 DE MARÇO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) A sessão solene encerra as atividades realizadas durante o mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante a sessão, mulheres que tiveram destacada atuação na sociedade em defesa de causas femininas vão receber o Prêmio Bertha Lutz. Na edição de 2014, serão premiadas a secretária da Mulher do estado de Pernambuco, Cristina Maria Buarque; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes; a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia de Souza Monteiro Rocha; a ex-deputada estadual da Bahia Maria José Rocha – a Zezé Rocha; e a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe, Maria Lygia Maynard Garcez Silva. A senadora Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas, que é procuradora da Mulher no Senado, informou que no mês de março aconteceram diversas atividades em todo o Brasil para discutir questões de gênero. 

(Vanessa Grazziotin) “O Prêmio Bertha Lutz vai ser o coroamento de todas as atividades deste mês de março em torno do Dia Internacional da Mulher. E a partir desse evento a gente fecha um ciclo de atividades intensas. Nós tivemos, no mínimo duas, três, quatro atividades por semana relativas ás questões de gênero. Nós temos atividades, não só em Brasília, mas em muitos estados brasileiros, por iniciativa da bancada feminina”. 

(Repórter) Vanessa Grazziotin informou que apresentou projeto de lei para premiar também os homens que trabalham pela igualdade de gênero. O Prêmio Bertha Lutz é concedido pelo Senado, está em sua décima terceira edição e já premiou mais de 50 mulheres. Entre elas, a presidente Dilma Rousseff; a ex-primeira-dama Ruth Cardoso; a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança; e a farmacêutica Maria da Penha, que inspirou a lei que trata da violência doméstica. A sessão solene começa às 11 horas e será transmitida pela Rádio Senado e TV Senado e também poderá ser acompanhada pela internet.
24/03/2014, 07h53 - ATUALIZADO EM 24/03/2014, 07h53
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00