Tombini diz que Brasil vive momento de pleno emprego e de economia forte — Rádio Senado

Tombini diz que Brasil vive momento de pleno emprego e de economia forte

LOC: O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, ALEXANDRE TOMBINI PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA MANHÃ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS.

LOC: TOMBINI DEMONSTROU OTIMISMO COM A ECONOMIA BRASILEIRA E O CONTROLE DA INFLAÇÃO, E TAMBÉM FALOU SOBRE DENÚNCIA DE QUE A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL TERIA CONFISCADO SETECENTOS MILHÕES DE REAIS DE POUPADORES PARA INFLAR O LUCRO O BANCO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

TÉC: O presidente do Banco Central comparece periodicamente ao Senado para explicar o que está sendo feito para assegurar a saúde financeira do Real. Alexandre Tombini afirmou que a inflação está sob controle, dentro das metas, o Brasil vive um momento de pleno emprego e de economia forte. 

(TOMBINI 1): Não há o que se falar em fragilidade ou vulnerabilidade da economia brasileira. A propósito, o relato que tenho recebido nas conversas que mantenho regularmente com agentes do mercado apontam para o reconhecimento da resiliência e diferenciação de nossa economia. 

(REP): Mas o presidente do Banco Central também veio ao Senado para falar sobre matéria da revista Isto É, do mês de janeiro, sobre acusação de que a Caixa Econômica Federal teria confiscado 700 milhões de reais de cadernetas de poupança. Segundo a revista, essas contas estavam sem movimentação e a Caixa teria utilizado o dinheiro, irregularmente, para engordar seu balanço. O senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, quis saber que providências o Banco Central tomou em relação a esse episódio. 

(AGRIPINO): Se nenhuma atitude legal contra o responsável vier a ser tomada pelo banco central fica a expectativa de que outros bancos, especialmente os menores, poderão adotar procedimentos idênticos de confisco. Se essa moda pega, ao invés de 490 mil contas, pequenos bancos estarão fazendo o mesmo porque o Bacen não estaria exercendo seu papel de fiscalizar, denunciar, normatizar, corrigir erros. 

(REP): Alexandre Tombini disse que não pode divulgar informações específicas sobre o caso, mas que todas as normas legais serão obedecidas. 

(TOMBINI 2): o Banco Central não divulga seus procedimentos internos em relação a casos específicos. Naturalmente temos nossos procedimentos que são utilizados para assegurarmos que as resoluções do Banco Central ou do Conselho Monetário Nacional sejam observadas com rigor. 

(REP): Em nota, a Caixa Econômica afirmou que só encerrou contas com CPF ou CNPJ irregulares, e que a medida foi tomada quando não foi possível encontrar os titulares das cadernetas para a solução das pendências. Ainda segundo a Caixa, O procedimento adotado gerou um acréscimo de receita no exercício fiscal de 2012 de 719 milhões de reais, ou 420 milhões de lucro, descontados os impostos. O valor não poderia ser considerado tentativa de inflar o balanço da empresa, segundo a Caixa, pois equivaleria a apenas 6,9% dos lucros e dividendos do banco. Mas após questionamento da Controladoria Geral da União e determinação do Banco Central, a Caixa não vai mais contabilizar como lucro o dinheiro de contas encerradas por problemas cadastrais. E os 420 milhões de reais voltarão para o passivo da Caixa no balanço de 2013.

LOC: ALÉM DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, OS SENADORES APROVARAM PEDIDO DE EMPRÉSTIMO EXTERNO NO VALOR DE OITO MILHÕES E MEIO DE DÓLARES PARA O ESTADO DO PARANÁ INVESTIR NO PROGRAMA DE GESTÃO FISCAL, PROFISCO. 

LOC: O FINANCIAMENTO INTERNACIONAL AINDA DEPENDE DA APROVAÇÃO DO PLENÁRIO DO SENADO, PARA ONDE SEGUIU EM REGIME DE URGÊNCIA..
18/03/2014, 02h34 - ATUALIZADO EM 18/03/2014, 02h34
Duração de áudio: 03:01
Ao vivo
00:0000:00