Comissões vão debater compra de 26 caças suecos pela FAB — Rádio Senado

Comissões vão debater compra de 26 caças suecos pela FAB

LOC: AS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO E DA CÂMARA VÃO DEBATER A COMPRA DE 36 CAÇAS SUECOS PELAS FORÇA AÉREA BRASILEIRA. O CONVIDADO É O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, TENENTE-BRIGADEIRO JUNITI SAITO. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI PEDIDA PELA SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, E ESTÁ MARCADA PARA A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 27. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O programa de caça supersônico da FAB sofreu diversos atrasos desde a extinção do projeto independente de caça nacional, o programa FX, na década de 90. Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, o projeto passou a ser chamado FX-1, envolvendo a compra de caças estrangeiros com transferência de tecnologia. Nos últimos anos, o Programa passou a se chamar FX-2 e foi concluído. Para explicar o processo de compra, as comissões de relações exteriores do Senado e da Câmara vão ouvir o comandante geral da aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito. A autora do requerimento, senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, pede a participação da população durante a audiência. 

(Ana Amélia) A reunião será interativa com a participação popular pelo e-cidadania, acessando a página do senado federal na internet e transmitida ao vivo pela TV Senado. 

(Repórter) Os caças Grippen foram escolhidos após 28 anos de negociações internacionais, em que o governo brasileiro buscou um parceiro internacional para desenvolver um caça supersônico para equipar a FAB com 100 caças supersônicos na primeira metade do século 21.
21/02/2014, 05h45 - ATUALIZADO EM 21/02/2014, 05h45
Duração de áudio: 01:16
Ao vivo
00:0000:00