Planalto sanciona Orçamento Geral da União — Rádio Senado

Planalto sanciona Orçamento Geral da União

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF SANCIONOU NESTA TERÇA-FEIRA O ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA ESTE ANO.  

LOC: A LEI ORÇAMENTÁRIA FOI APROVADA PELO CONGRESSO EM DEZEMBRO, FIXOU O SALÁRIO MÍNIMO EM SETECENTOS E VINTE E QUATRO REAIS, E UMA RECEITA TOTAL DE DOIS TRILHÕES E MEIO DE REAIS. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: A Lei Orçamentária Anual, LOA, que detalha a arrecadação e os gastos do governo, destina um trilhão e quinhentos bilhões de Reais para o orçamento fiscal, setecentos e doze bilhões para a seguridade social, e seiscentos e cinquenta e quatro bilhões para o refinanciamento da dívida pública federal. Já a despesa de Investimento é fixada em cento e cinco bilhões de Reais. O salário mínimo ficou em 724 reais, valor acima do proposto inicialmente pelo governo. Para a saúde, houve um acréscimo de 5 bilhões de Reais, sendo que mais de 4 bilhões foram em emendas parlamentares individuais, que neste ano, passaram a ser de cumprimento obrigatório. Durante a negociação da Lei Orçamentária Anual no Congresso, o relator-geral, deputado Miguel Corrêa, do PT de Minas Gerais, acatou mais de sete mil, das 8 mil 388 emendas apresentadas pelos parlamentares. O presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Lobão Filho, do PMDB maranhense, destacou que a votação da LOA demandou um intenso trabalho e a busca de entendimento no Congresso 

(LOBÃO FILHO) A aprovação desse orçamento é fruto do esforço de cada colega parlamentar, a conclusão desses nossos trabalhos só foi possível pela perseverança de todas as excelências que encontraram os melhores caminhos de definição das finanças da união. 

(REPÓRTER) Ficaram de fora do orçamento, conforme recomendação do Tribunal de Contas da União, duas obras com indícios de irregularidades graves. Uma em Pilar, Alagoas; e outra, em Teresina, Piauí. O orçamento prevê um crescimento do PIB de 4% e inflação de 5,3%, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
21/01/2014, 00h35 - ATUALIZADO EM 21/01/2014, 00h35
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00