Congresso deve discutir renegociação de dívidas públicas — Rádio Senado

Congresso deve discutir renegociação de dívidas públicas

LOC: O CONGRESSO NACIONAL DEVE DISCUTIR A PARTIR DE FEVEREIRO DIVERSOS ASSUNTOS DE INTERESSE DOS ESTADOS, COMO A RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS. 

LOC: É O QUE DEFENDE O LIDER DO GOVERNO, SENADOR EDUARDO BRAGA, DO PMDB DO AMAZONAS. 

TÉC: Entre os assuntos de interesse dos Estados que devem ser tratados no Senado em 2014, o líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, defende a discussão do projeto que modifica o indexador das dívidas públicas. De acordo com a proposta, o cálculo das dívidas estaduais e de prefeituras com o governo federal passará a ser feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e não mais no Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna – o IGP-DI, como é feito atualmente. Além disso, os juros fixos, que hoje são de 6% a 9% ao ano, passarão a 4% ao ano. Para o senador Eduardo Braga, esse projeto é uma das prioridades em 2014. 

(BRAGA) "Ficará para o começo do ano que vem o indexador das dívidas públicas, que trará um alívio às contas estaduais e municipais o que proporcionará novos investimentos pelos estados e pelos municípios. Esta matéria é uma matéria que com certeza estará no início do nosso ano legislativo de 2014 entre as prioridades a serem votadas". 

(REPÓRTER): Eduardo Braga ressaltou que, em 2014, haverá muita pressão popular ao Parlamento por ser um ano eleitoral. Para ele, a pauta do Congresso terá de ser administrada considerando essa situação diferenciada.


06/01/2014, 05h43 - ATUALIZADO EM 06/01/2014, 05h43
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00