CDH debate desafios de integração da pessoa com deficiência — Rádio Senado

CDH debate desafios de integração da pessoa com deficiência

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DISCUTIU NESTA QUINTA-FEIRA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 

LOC: O DEBATE FEZ PARTE DA SEMANA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) A audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos quis chamar a atenção para as dificuldades de integração das pessoas com deficiência. A paracanoista e advogada, Andréa Pontes, por exemplo, destacou que uma cadeira de rodas especial para atletas custa quase vinte mil reais. E o esporte, afirmou Andrea, que perdeu os movimentos da perna em um acidente automobilístico, pode ser um grande meio de integração.

(Andréa Pontes) Cada trajeto meu do escritório até o forum, cada obstáculo, falta de acessibilidade que eu me deparava, aquilo se tranformava num monstro. Aí pensei, talvez seja a cidade, mudei, não resolveu. Mudei de país, fui morar no exterior. Não resolveu, e fui numa busca incessante do que fazer pra me readaptar. E acabei achando essa readaptação através do esporte. Isso foi bastante importante pra mim. 

(Repórter) O coordenador de acessibilidade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Rodrigo Freitas, afirmou que o governo está trabalhando no sentido de garantir acesso a equipamentos e veículos adaptados. A coordenadora de projeto que treina cães-guia para cegos, Maria Lúcia de Campos, lamentou a falta de apoio. O diretor da Secretaria de Controle Interno do Senado, Ayres das Neves Júnior, afirmou que as cotas para ingresso no serviço público acabam sendo preenchidas por quem tem deficiências leves, e sugeriu mudanças na lei. Ele ainda propôs a criação de um prêmio a ser dado pelo Senado a instituições que promovam a acessibilidade. A presidente da CDH, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, apresentou uma pesquisa do DataSenado com pessoas com deficiência. Para a maioria dos entrevistados, destacou Ana Rita, os direitos dessas pessoas não são respeitados e sequer os prédios públicos são preparados. 

(Ana Rita) 73% já fizeram curso de formação para aumentar a chance de emprego. A inclusão é desejo majoritário dos participantes da pesquisa. 71% afirmam que, se pudessem escolher onde estudar, optariam por classe comum em escola regular. 

(Repórter) A audiência pública da CDH fez parte da semana em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O Senado promoveu uma série de eventos como oficina de Língua Brasileira de Sinais, shows, desfile de modas inclusivo, filmes e visitação com cães-guia às dependências da Casa. 
05/12/2013, 03h52 - ATUALIZADO EM 05/12/2013, 03h52
Duração de áudio: 02:39
Ao vivo
00:0000:00