Comissões vão conferir investimentos e resultados de programas do governo — Rádio Senado

Comissões vão conferir investimentos e resultados de programas do governo

LOC: OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES DEVERÃO APRESENTAR NA PRÓXIMA SEMANA AS POLÍTICAS PÚBLICAS A SEREM “AUDITADAS” PELO SENADO.  

LOC: CADA COLEGIADO VAI ESCOLHER UM PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL PARA CONFERIR OS INVESTIMENTOS E OS RESULTADOS.  

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, pediu aos presidentes das Comissões Permanentes que apresentem na próxima semana a lista das políticas públicas do governo federal que serão analisadas pelos senadores. Segundo ele, as Comissões terão um prazo para uma espécie de auditoria de um determinado programa a fim de saber se os investimentos foram feitos e se os resultados foram alcançados. Renan Calheiros destacou que essa fiscalização permitirá que o Congresso Nacional possa inclusive aperfeiçoar as iniciativas do governo federal. 

(Renan Calheiros) É, sobretudo, um método para verificar os resultados da política pública, quando for o caso, aprimorá-la, melhorá-la. Significa ampliar um pouco o papel do Congresso Nacional. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, afirmou que uma das iniciativas do governo federal a ser analisada pelo Senado será a eficácia da política de desonerações, que, neste ano, somaram R$ 70 bilhões. 

(Lindbergh Farias) A gente entende o esforço do governo federal de ter começado a política de desoneração para proteger a indústria nacional e para criar clima de crescimento econômico e geração de emprego. Mas a gente tem que medir para ver se de fato todo esse dinheiro que o governo acabou renunciando por essa política de desonerações foi de fato investido na geração de empregos e crescimento econômico. 

(Repórter) O Senado tem doze comissões permanentes, entre elas, a de Educação, a de Assuntos Sociais e a de Meio Ambiente.
04/12/2013, 09h22 - ATUALIZADO EM 04/12/2013, 09h22
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00