Canais de TV analógicos devem migrar para tecnologia digital até 2018 — Rádio Senado

Canais de TV analógicos devem migrar para tecnologia digital até 2018

LOC: OS CANAIS DE TV ANALÓGICOS DEVEM MIGRAR PARA A TECNOLOGIA DIGITAL ATÉ 2018. A LIBERAÇÃO DESSA FAIXA VAI GARANTIR A AMPLIAÇÃO DA TELEFONIA 4 G.  

LOC: A DISCUSSÃO ACONTECEU NA COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Esta é a segunda vez no ano que a comissão discute a migração dos canais abertos e a telefonia de 4 G. A primeira audiência pública sobre o assunto foi em julho. A faixa de 700 megahertz é utilizada hoje pelos canais de televisão analógica. Como existe a previsão de todos os canais de TV aberta serem transferidos para o sistema digital até 2018, essa faixa poderá ser utilizada para outros serviços de telecomunicações, como a telefonia celular de 4G. O autor da audiência pública Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, questionou os convidados sobre os custos da migração. 

(Aloysio Nunes Ferreira) “essa é uma preocupação que eu tenho porque esta pergunta quem vai arcar com os custos, porque há custos que são previsíveis no momento da licitação e outros que dificilmente poderão ser previstos agora”

(Repórter) O presidente substituto da Anatel Jarbas Valente, explicou que a estimativa de custos lançadas no edital já contemplam as mudanças tecnológicas que precisam ser feitas, como a alteração técnica para os canais de TV aberta. 

(Jarbas Valente) “essas obrigações estão previstas na lei e nos regulamentos da Anatel e também no plano nacional de banda larga. Que é um decreto presidencial deixando essa atribuição pra que Anatel pudesse fazer a cada licitação tendo uma política publica e essa política publica através da portaria do ministro das comunicações pra que pudesse trocar essas atribuições pelo o valor dessas freqüências a serem licitadas”. 

(Repórter) Os engenheiros e representantes das empresas de TV aberta destacaram que a migração dos canais abertos é uma operação complexa e demanda tempo para ser concluída. Já o representante do comando de comunicação do exército, que coordena ações comuns dos órgãos de segurança pública recomendou que a Anatel destine um canal exclusivo para as entidades publicas como Samu, bombeiros e policia civil para ser utilizada de forma conjunta.
19/11/2013, 04h24 - ATUALIZADO EM 19/11/2013, 04h24
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00