Alunos de escolas públicas tomam posse como "jovens senadores" — Rádio Senado

Alunos de escolas públicas tomam posse como "jovens senadores"

LOC: OS JOVENS ANSEIAM POR MUDANÇAS, E É COM ESTA MENTALIDADE QUE 27 ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TODO O PAÍS TOMARAM POSSE COMO "JOVENS SENADORES" DURANTE ESTA SEMANA.  

LOC: AS MULHERES SÃO A MAIORIA DOS PARTICIPANTES - 19, MAIS QUE O DOBRO DOS HOMENS, QUE FICARAM COM 8 VAGAS. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: Tomaram posse na edição deste ano do programa "Jovem Senador" 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas, um de cada Estado do país. Estes estudantes têm agora a oportunidade de exercerem, durante 3 dias, um mandato simulado de senador, porém com o poder real de elaborarem projetos que serão analisados normalmente pela Casa, como qualquer outro projeto apresentado por um parlamentar eleito. O presidente dos trabalhos deste ano, eleito por seus próprios colegas, foi Ivanlis Costa, da cidade baiana de Gandu. O estudante lembra que a juventude brasileira anseia por mudanças, e é com esta mentalidade que ele e os outros 26 "jovens senadores" querem trabalhar. 

(IVANLIS COSTA): Representar toda uma juventude que anseia por mudança. Anseia por ter vez e por ter voz nesta grande e bela democracia chamada Brasil. E é com a consciência de grandeza desta tarefa que vamos desempenhar nosso papel nos próximos dias. Que nossas propostas e nossas idéias sejam ouvidas e consideradas com carinho, pois elas tenham certeza traduzem o sentimento e os anseios da grande maioria da juventude brasileira. 

(REPÓRTER): O senador Paulo Davim do PV do Rio Grande do Norte, coordenador do “Senado Jovem”, chamou atenção para as mudanças reais que estes estudantes podem provocar na Legislação de nosso país. 

(PAULO DAVIM): Vocês discutem, vocês propõem, você votam e deixam aqui projetos que passarão pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, e em sendo aprovado eles vão tramitar como uma matéria originária dos senadores. Vocês deixam de fato algo concreto. 

(REPÓRTER): Os projetos dos "Jovens Senadores", que serão apresentados na quarta-feira, serão sobre os temas financiamento da educação, o modelo educacional do país, meio ambiente e direitos humanos.
18/11/2013, 10h54 - ATUALIZADO EM 18/11/2013, 10h54
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00