Projeto limita peso de mochilas escolares — Rádio Senado

Projeto limita peso de mochilas escolares

LOC: O PESO DAS MOCHILAS ESCOLARES VAI SER LIMITADO A QUINZE POR CENTO DO PESO DOS ALUNOS. A MEDIDA QUER EVITAR QUE O EXCESSO DE PESO PROVOQUE PROBLEMAS DE SAÚDE. 

LOC: A ALTERNATIVA AO PESO EXCESSIVO SERÁ A OFERTA DE ARMÁRIOS PARA USO DOS ESTUDANTES NAS ESCOLAS. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O projeto que limita o peso das mochilas dos estudantes em quinze por cento do peso corporal dos alunos está mais próximo de virar lei. Depois de ter sido analisado pela comissão de educação, a proposta está pronta para ser votado na Comissão de Assuntos Sociais, a CAS. O texto que veio da câmara recebeu uma alteração no Senado feita pela relatora, a senadora Ângela Portela do PT de Roraima. Na alteração, a senadora determina que as escolas públicas ofereçam armários para que as crianças e adolescentes evitem carregar as mochilas pesadas diariamente. 

(Ângela Portela) Nós acreditamos que é uma maneira de estarmos possibilitando que as crianças possam levar seu material deixar na escola e durante o processo de ensino e aprendizagem ela possa usar esse material que já está na escola nos armários. 

(REPÓRTER) Ângela Portela explicou que a oferta de armários para os alunos do ensino básico já é uma prática comum nas escolas particulares, e estados e municípios devem destinar recursos para esses equipamentos. Ângela Portela explicou que o projeto também prevê que o poder público deve divulgar a importância da limitação do peso das mochilas para prevenir problemas de saúde. Além de dores nas costas, o excesso de peso nas mochilas pode provocar ou agravar problemas como a má postura, hiperlordose, escoliose e até mesmo prejudicar o crescimento. O autor do projeto, deputado federal Sandes Júnior, justificou que cerca de 60% dos problemas de coluna na fase adulta são causados por sobrecarga de peso e esforços repetitivos na adolescência. A informação é da Sociedade Brasileira de Ortopedia. Como recebeu alterações no senado, depois da aprovação pela comissão de assuntos sociais o texto deve voltar para análise da Câmara dos deputados.
11/11/2013, 11h28 - ATUALIZADO EM 11/11/2013, 11h28
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00