Campanha é oportunidade para melhorar atendimento à criança, avalia Moka — Rádio Senado

Campanha é oportunidade para melhorar atendimento à criança, avalia Moka

LOC: A "SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA" É UMA OPORTUNIDADE PARA QUE O PODER PÚBLICO POSSA MELHORAR O ATENDIMENTO VOLTADO PARA AS CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS EM SITUAÇÕES DE RISCO. 

LOC: ESTA É A AVALIAÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, WALDEMIR MOKA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: A 6ª. "Semana de Valorização da Primeira Infância” vai acontecer no Senado entre os dias 18 a 21 de novembro e é organizada em parceria com as Embaixadas da França e da Espanha. O evento reúne especialistas brasileiros e estrangeiros que discutirão políticas públicas voltadas para crianças entre 0 e 6 anos de idade. Já confirmaram presença, o psiquiatra e neurologista Boris Cyrulnik, a lingüista Sophie Kern e a psicóloga Jacqueline Wendland, todos franceses, a assistente social italiana Lia Sanicola, assim como o grupo teatral "La Casa Incierta", que reúne artistas espanhóis e brasileiros especialistas em educação voltada para o estímulo da criatividade nas crianças. Para o presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, senador Waldemir Moka do PMDB do Mato Grosso do Sul, esta é uma oportunidade para que todo o poder público se estruture melhor no atendimento às crianças em situações vulneráveis, principalmente na fase de 0 a 3 anos, quando a maioria das conexões neuronais são formadas. 

(WALDEMIR MOKA): Esta semana, ela é importante porque isto são estudos recentes de neurocientistas. E estes 3 primeiros anos, é claro que a questão da saúde, da alimentação é fundamental pra que os neurônios estabeleçam estas sinapses nos 3 primeiros anos de vida. Que aí está o contorno, o equilíbrio, a questão afetiva, emocional deste ser que será adulto. Garantir que sobretudo as crianças que estão desprotegidas desta estrutura do lar sejam recebidas nas creches. 

(REPÓRTER): "A formação dos profissionais do cuidar e a construção da Resiliência" é o tema central desta 6ª. "Semana de Valorização da Primeira Infância". Resiliência é a capacidade da pessoa de retomar produtivamente seu processo de desenvolvimento em meio a situações e ambientes traumáticos e adversos.

Acesse o site: http://www.senado.gov.br/senado/programas/infanciaepaz

08/11/2013, 00h31 - ATUALIZADO EM 08/11/2013, 00h31
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00