Professores da educação básica poderão ter período reservado para estudos — Rádio Senado

Professores da educação básica poderão ter período reservado para estudos

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO APROVOU UM PROJETO QUE GARANTE AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA UM PERÍODO RESERVADO PARA ESTUDOS. 

LOC: OS CUSTOS DA MEDIDA FORAM QUESTIONADOS, MAS O SENADOR OSVALDO SOBRINHO, DO PTB DE MATO GROSSO, FEZ UMA DEFESA EMOCIONADA DA PROPOSTA DE SUA AUTORIA. REPÓRTER FERNANDA NARDELLI:

TÉC: O projeto de autoria do senador Osvaldo Sobrinho, do PTB de Mato Grosso, modifica a Lei de Diretrizes e Bases para garantir aos profissionais da educação básica um período reservado a estudos, planejamento, avaliação e participação na comunidade. Esse tempo deve ser de, pelo menos, um terço da jornada de trabalho. O relatório da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, era favorável à proposta, mas alguns senadores questionaram, na Comissão de Educação, os custos da medida, que acabaria tirando os professores da sala de aula. O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, chegou até a pedir mais tempo para analisar o projeto, e foi seguido pelos demais integrantes do colegiado, mas Osvaldo Sobrinho, que é professor, saiu em defesa da ideia: 

(SOBRINHO) Essa matéria, na verdade, é um sonho de um educador, e eu sonho. Segundo o filósofo, quando o homem perde seus sonhos e sua autoestima, ele perdeu o motivo de viver. Eu quero dizer aos senhores senadores que aqui é a voz de um educador. De um homem que veio lá, filho de um homem sem-terra, que mal sabia escrever o nome, e que pelo milagre da educação, me trouxe aqui ao Senado da República do Brasil. Não existe outro processo de ascensão social a não ser através da educação. E não podemos ter medo hora nenhuma de investir em educação. Se acha dinheiro pra tudo nesse país. 

(Repórter) O relato do senador matogrossense emocionou os colegas, que desistiram do pedido de vista coletiva e aprovaram a proposta. O resultado da votação foi comemorado pelo presidente da comissão, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás: 

(CYRO) Veja o que o senador Paim falou, o que é uma defesa consciente que era realmente um sonho, e esse sonho vai ser vivido e concretizado aqui no Senado por Vossa Excelência. 

(Repórter): O texto segue agora para a Comissão de Assuntos Sociais.
16/10/2013, 01h09 - ATUALIZADO EM 16/10/2013, 01h09
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00