Horário de verão começa no próximo domingo e vai até 16 de fevereiro de 2014 — Rádio Senado

Horário de verão começa no próximo domingo e vai até 16 de fevereiro de 2014

LOC: O HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO E VAI ATÉ 16 DE FEVEREIRO DE 2014. QUEM MORA NAS REGIÕES SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE VAI TER QUE ADIANTAR O RELÓGIO EM UMA HORA. 

LOC: VÁRIOS PROJETOS JÁ FORAM APRESENTADOS NO SENADO PARA MUDAR O HORÁRIO DE VERÃO, E TODOS TIVERAM O MESMO DESTINO: O ARQUIVO. REPÓRTER ADRIANO FARIA: 

TÉC: Faz quase dez anos que nenhuma proposta sobre o horário de verão é apresentada no Senado. A última foi em dezembro de 2003, por iniciativa do então senador da Bahia Antonio Carlos Magalhães. Ele queria que a mudança nos relógios não ficasse restrita às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas que fosse estendida para os estados do Norte e do Nordeste. 

(ACM) O transtorno que isso representa para o Nordeste com a diferenciação para o Sul do País - para uma economia de quase nada ou nada! 

(REPÓRTER) A proposta de Antonio Carlos foi arquivada em 2011. Mesmo destino tiveram outros projetos que tentaram mudar o horário de verão. Também em 2003, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, lançou a proposta de um plebiscito para que os brasileiros pudessem decidir se a medida deveria ser adotada. Já Guilherme Palmeira, que foi senador por Alagoas, sugeriu, em 1995, a adoção do horário de verão em todo o País e em todos os meses do ano. A ideia de Maguito Vilela ia na direção contrária: reduzir a abrangência do horário de verão. No ano 2000, quando era senador por Goiás, Maguito defendeu um projeto para que seu estado e o Distrito Federal ficassem de fora da lista de unidades da federação obrigadas a adiantar o relógio. 

(MAGUITO) Os dias que excedem a duração da noite são apenas 39 dias. E, se fosse apenas pelos 39 dias justificáveis, a economia gerada não representaria nenhuma vantagem. 

(REPÓRTER) Você, que vai acordar uma hora mais cedo durante 119 dias, sabe de quem foi a ideia do horário de verão? Em 1784, o inventor americano Benjamin Franklin percebeu que, em alguns meses do ano, o sol nasce quando a maioria das pessoas ainda está dormindo. Ele pensou o seguinte: se todo mundo acordasse uma hora mais cedo, o resultado seria o melhor aproveitamento da luz do sol, com a economia de velas, já que na época não existia a lâmpada elétrica. Franklin ficou tão empolgado que chegou a sugerir que tiros de canhão fossem disparados todos os dias nas praças só para acordar as pessoas mais cedo. Os vizinhos, claro, protestaram, e o inventor não conseguiu colocar o plano em prática. O horário de verão esperou mais de cem anos para ser adotado oficialmente pela primeira vez: foi em 1916, na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, para economizar o carvão que era usado para gerar energia. No Brasil, o horário de verão estreou em 1931, e desde 1985 é adotado todos os anos.
16/10/2013, 12h40 - ATUALIZADO EM 16/10/2013, 12h40
Duração de áudio: 02:57
Ao vivo
00:0000:00