Congresso comemora 60 anos de fundação da Petrobras — Rádio Senado

Congresso comemora 60 anos de fundação da Petrobras

LOC: O CONGRESSO NACIONAL COMEMOROU NESTA SEGUNDA-FEIRA, EM SESSÃO SOLENE, O ANIVERSÁRIO DE 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A., A PETROBRAS.

LOC: PARLAMENTARES DESTACARAM A BUSCA PELA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E O PIONEIRISMO DA EMPRESA AO LONGO DESSAS SEIS DÉCADAS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

TÉC: A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953, após alguns anos da campanha intitulada "O petróleo é nosso". A empresa recebeu o acervo do antigo Conselho Nacional de Petróleo que consistia em 2.700 barris de produção por dia em terras da Bahia, 170 milhões de barris em reservas, além de uma refinaria operando e outra em construção. Sessenta anos depois, as reservas provadas no Brasil são de 15,7 bilhões de barris de óleo equivalente - petróleo e gás natural - além de descobertas que podem dobrar esse volume nos próximos anos. Doze refinarias estão em operação no Brasil, duas em implantação e outras duas em fase de projeto. Além das pesquisas em seus laboratórios, coordena 49 redes temáticas, com 88 universidades. O senador Inácio Arruda, do PC do B cearense, um dos autores do pedido da sessão solene, destacou que a empresa é sinônimo de ousadia, inovação tecnológica e do talento do povo brasileiro. 

(INÁCIO): É a maior empresa brasileira e uma das mais respeitadas no mundo. A campanha pelo monopólio estatal do petróleo no brasil foi um marco de um nacionalismo autêntico, que uniu estudantes, trabalhadores, políticos e militares. Estejamos sempre vigilantes em torno da Petrobras, sempre existirão e existem investidas para incompatibilizá-la com a opinião pública, a fim de possibilitar as empresas, principalmente estrangeiras, colocarem as mãos em nosso petróleo. 

(REP): Também em comemoração do sexagésimo aniversário da empresa, o Espaço Cultural Evandro Cunha Lima apresenta a exposição "Gente. É o que Inspira a Gente". A presidente da estatal, Graça Foster, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros, além dos ex-presidentes da república, senadores José Sarney e Fernando Collor, participaram da solenidade. 
07/10/2013, 01h48 - ATUALIZADO EM 07/10/2013, 01h48
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00