CPI da Espionagem faz audiência conjunta para ouvir diretora da ANP — Rádio Senado

CPI da Espionagem faz audiência conjunta para ouvir diretora da ANP

LOC: A CPI DA ESPIONAGEM FAZ AUDIÊNCIA CONJUNTA COM AS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE RELAÇÕES EXTERIORES PARA OUVIR DIRETORA DA AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO. 

LOC: OS SENADORES QUEREM SABER SE ESTÁ MANTIDO PARA OUTUBRO O LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA NA BACIA DE SANTOS APÓS DENÚNCIAS DE GRAMPO PELOS ESTADOS UNIDOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A diretora geral da Agência Nacional de Petróleo, Magda Chambriard, vai responder aos questionamentos sobre as denúncias de que a Petrobras também foi alvo de espionagem por uma agência de segurança dos Estados Unidos. Alguns senadores defendem o adiamento do primeiro leilão do pré-sal a ser realizado no Campo de Libra, localizado na Bacia de Santos. O relator da CPI da Espionagem, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, quer saber se a disputa marcada para o dia 21 de outubro não ficou comprometida após a divulgação de que o sistema de comunicação da estatal foi monitorado. 

(Ferraço) Precisamos que as autoridades que têm a responsabilidade de conduzir esse leilão possam dizer claramente à CPI que investiga os fatos se existe segurança e se estão absolutamente seguros de que podem conduzir este leilão à luz do que a legislação e que o marco legal determina. 

REPÓRTER: O senador Walter Pinheiro do PT da Bahia afirmou que cabe ao Ministério de Minas e Energia decidir sobre o futuro do leilão. Mas defendeu que a CPI encontre soluções que garantam a segurança das informações como um todo do País. 

(Walter) O que a Comissão está fazendo é chamar o Ministério. Se alguém no Ministério, ou os técnicos que estão com elementos na mão avaliarem que há riscos, o mais prudente é suspender. Mas não posso de fato em fato adotar uma postura. Estou defendendo que adotemos uma postura de forma ampla. E os outros? O leilão de eólica, de energia solar, da compra de caças pelo governo brasileiro? 

REPÓRTER: Na quarta-feira, será a vez de a CPI da Espionagem, ainda em sessão conjunta com as Comissões de Assuntos Econômicos e Relações Exteriores, tomar o depoimento da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, sobre as mesmas denúncias.
16/09/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 16/09/2013, 01h35
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00