Senado pode votar MP que garante mais recursos para o Fies — Rádio Senado

Senado pode votar MP que garante mais recursos para o Fies

LOC: O SENADO PODE VOTAR NESTA SEMANA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE GARANTE MAIS DINHEIRO PARA FINANCIAR BOLSAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

LOC: A PROPOSTA PERDE A VALIDADE SE NÃO FOR VOTADA ATÉ O DIA 27, E POR ISSO TRANCA A PAUTA DO PLENÁRIO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Esta é a segunda vez neste ano que o Congresso analisa medidas provisórias prevendo aporte de recursos para o Fies - o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Em março, logo após retomar as atividades, o Senado aprovou a medida 588, que destinou um bilhão e seiscentos e oitenta milhões de reais para o programa, que tem o objetivo de custear cursos de graduação para estudantes que não têm condições de arcar com os gastos da formação. A nova MP, a 616, abriu crédito de dois bilhões e novecentos milhões de reais para o fundo. A justificativa do governo é que o valor é necessário para firmar novos contratos e para prorrogar empréstimos já em andamento, e que houve aumento significativo na demanda por financiamentos com recursos no Fies. Para o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, a garantia de dinheiro para o fundo fortalece a educação superior.

(Romero Jucá) É o fundo que atende a educação. Nós temos que investir na educação. O Fies é um instrumento que dá a oportunidade a brasileiros e brasileiras de estudarem, portanto, tem toda a prioridade do governo e também do Congresso.
 
(Repórter) Os alunos que aderem ao Fies recebem um empréstimo, com taxa de juros de 3,4% ao ano. O fundo só financia a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores que sejam avaliados positivamente pelo Ministério da Educação.
09/09/2013, 03h46 - ATUALIZADO EM 09/09/2013, 03h46
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00