Estatuto da Juventude já está em vigor — Rádio Senado

Estatuto da Juventude já está em vigor

LOC: O ESTATUTO DA JUVENTUDE JÁ ESTÁ VIGOR. O TEXTO APROVADO PELO CONGRESSO NACIONAL APÓS DEZ ANOS DE DISCUSSÃO ASSEGURA UMA SÉRIE DE DIREITOS PARA AS PESSOAS ENTRE 15 E 29 ANOS. 

LOC: O TEXTO SANCIONADO PELA PRESIDENTE DA REPÚBLICA GARANTIU A MEIA ENTRADA EM ESPETÁCULOS MAS VETOU O DESCONTO NAS PASSAGENS DE ÔNIBUS INTERESTADUAIS. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) Numa cerimônia concorrida no Palácio do Planalto, jovens, estudantes, artistas e ativistas, manifestaram apoio ao Estatuto e cobraram respeito aos direitos e à luta dos jovens por mudanças no país. O estatuto, aprovado em definitivo pelo Congresso em julho, trata de áreas distintas como educação, saúde, trabalho, cultura e participação social. O texto limita a meia-entrada para espetáculos artísticos a 40% da lotação da casa. O artigo que também previa desconto de 50% em passagens de ônibus interestaduais foi vetado. O Estatuto também dá mais espaço político ao jovem, que terá um Sistema Nacional da Juventude, Sinajuve, e conselhos para interagir com governos estaduais e federal. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, destacou a maior participação política dos jovens, que somam mais de 51 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos: 

(Rodrigo Rollemberg)  A nova lei faz com que novos direitos sejam assegurados, como a garantia à participação social, ao território, à livre orientação sexual e à sustentabilidade. Inova também ao dar destaque à participação da juventude nos processos decisórios, tornando obrigatória a criação de espaços para ouvir os jovens com a implantação de conselhos de juventude em todos os entes federados. 

(Repórter) Na cerimônia de sanção do Estatuto, a presidente Dilma Rousseff lembrou aos jovens que eles nasceram já numa democracia, e que outras gerações lutaram para que a liberdade voltasse a vigorar no país.
22/08/2013, 06h12 - ATUALIZADO EM 22/08/2013, 06h12
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00