Senado homenageia centenário dos bois Caprichoso e Garantido — Rádio Senado

Senado homenageia centenário dos bois Caprichoso e Garantido

LOC: O CENTENÁRIO DOS BOIS CAPRICHOSO E GARANTIDO FOI TEMA DE UMA SESSÃO DE HOMENAGEM DO SENADO FEDERAL NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA. 

LOC: AS DUAS AGREMIAÇÕES SÃO RESPONSÁVEIS PELO FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS, UMA FESTA QUE TEVE ORIGEM COM O BUMBA MEU BOI. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC. O festival de Parintins é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas associações: o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A disputa acontece numa espécie de estádio com formato de cabeça de boi, o Bumbódromo, e dura três noites. A origem do boi bumbá de Parintins é a tradição do bumba meu boi. A festa ganhou caráter de competição em 1966 e desde então leva cada vez mais brasileiros para participar do festival. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, destacou que a criatividade e a qualidade das alegorias e fantasias produzidas pelos artesãos das duas agremiações ajudou a inovar outra festa folclórica: o carnaval carioca. 

(Vanessa Grazziotin) muitas vezes Parintins é citada, porque muitas das alegorias desenvolvidas pelas várias escolas de samba do Rio de Janeiro vêm de Parintins. 

(Repórter) O senador Alfredo Nascimento, do PR do Amazonas, saudou a população do município de Parintins, a 400 quilômetros de Manaus, que todos os anos, no mês de junho, recebe brasileiros de todos os estados e estrangeiros para a festa. 

(Alfredo Nascimento) No momento em que celebramos o centenário dos bumbás, quero fazer uma sincera homenagem à população da cidade de Parintins guardiã de uma das maiores riquezas culturais no Brasil e anfitriã de uma de nossas mais bonitas festas. 

(Repórter) Os oradores na sessão de homenagem destacaram a importância do Boi de Parintins para a divulgação das tradições e costumes do povo da Amazônia e para o incremento do turismo no estado. O festival folclórico de Parintins acontece todos os anos no ultimo final de semana do mês de junho.
19/08/2013, 01h58 - ATUALIZADO EM 19/08/2013, 01h58
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00